ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OPINIÃO DAS PROFESSORAS
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a336Keywords:
Linguagem escrita. Criança. Desenvolvimento. Educação infantil.Abstract
Esta pesquisa tem por objetivo analisar quando se deve iniciar o processo de linguagem escrita na educação infantil, segundo o ponto de vista de uma professora de escola pública e outra de escola particular de um município do interior do Estado de Mato Grosso do Sul. A abordagem teórica baseia-se na teoria Vygostsky e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). A coleta de dados foi realizada com as duas professoras por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que ambas as professoras entendem que é importante ensinar a linguagem escrita na educação infantil e agem dessa forma na sua prática em sala de aula. Na escola particular o ensino da linguagem escrita é obrigatório e na escola pública acontece de forma moderada, sendo relacionada com outras atividades lúdicas, respeitando assim o nível de desenvolvimento das crianças.
Metrics
References
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/ SEF, 2002.
DUARTE,R. Pesquisa Qualitativa: reflexões. Sobre o trabalho de campo: Cadernos de Pesquisa, n. 115,, mar./ 2002, p. 139-154. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a05n115.pdf >. Acesso em: 26 out. 2016.
GOMES, B. M.G.M. Reflexão Teoria Sobre a Linguagem Escrita em Vygotsky. São Paulo: mar 2012. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/reflexao-teorica-sobre-a-linguagem-escrita-em-vygotsky/85375/>. Acesso: em 17 ago. 2016.
OSTETTO, L. E. Educação infantil: Saberes e fazeres da formação de professores: Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.
QUEIROZ, D.T. Observação Participante na Pesquisa Quantitativa e Qualitativa: Conceitos e Aplicações na Área da Saúde. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 276-283, 2007. Disponível em: < http://www.facenf.uerj.br/v15n2/v15n2a19.pdf >. Acesso em 14 out. 2016.
REGO.T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórica cultural da educação: Petrópolis, RJ: Vozes,1995.
VYGOTSKY,L.S. A formação social da mente: São Paulo, Martins Fontes, 1984.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.