ANÁLISE DE PERFIL E DA AUTOEFICÁCIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Autores/as

  • LUCCAS SANTIN PADILHA universidade do oeste de santa catariana - UNOESC
  • Domingos Luiz Palma Uceff Faculdades
  • Eliane Salete Filippim Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a312

Palabras clave:

IES, Evasão no ensino superior, Testes psicológicos,

Resumen

No ensino superior a situação da escolha profissional ainda é um dilema, pois o jovem, no processo de escolha profissional, sofre influências sociais e muitas vezes não tem clareza sobre suas possibilidades. Compreender os conceitos de autoeficácia na escolha profissional permite que entendamos uma variável psicológica, determinante à escolha profissional e como se pode melhorar o desenvolvimento dos estudantes do ensino superior por meio dela. O artigo relata os resultados de pesquisa realizada com estudantes dos cursos de engenharia mecânica e arquitetura e urbanismo, cujo objetivo foi identificar a autoeficácia na escolha da profissão em uma instituição de ensino superior privada do Oeste de Santa Catarina. Trata-se de uma análise em instituição de ensino superior privada, caracterizado como pesquisa quantitativa e descritiva. Foram ouvidos 40 estudantes ingressantes no segundo semestre de 2015, sendo 18 em arquitetura e urbanismo e 22 de engenharia mecânica. Os sujeitos desta pesquisa foram escolhidos por critérios de conveniência e acessibilidade. Quanto às ferramentas de coleta de dados, foram utilizados dois testes psicométricos a Escala de Autoeficácia para a Escolha Profissional - EAE-EP e o Questionário de Avaliação Tipológica – QUATI. A análise e interpretação dos dados, ocorreu de acordo com o manual de interpretação de cada teste, de forma estatística. Por meio deste estudo foi possível identificar as variáveis relacionadas à autoeficácia e ao perfil do aluno ingressante, tratando a evasão na forma de prevenção, buscando analisar cada estudante, caracterizando suas dificuldades e prevenindo futuras evasões durante o processo de desenvolvimento acadêmico, por meio de ferramentas da área da psicologia. Em paralelo, o estudo contribui para a área da educação, administração e da psicologia.

 

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Biografía del autor/a

LUCCAS SANTIN PADILHA, universidade do oeste de santa catariana - UNOESC

Mestrando em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2016). Especialista em Gestão estratégica de pessoas pela Uceff Faculdades (2016) e graduado em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2015). Atualmente é articulador de graduação da Faculdade Empresarial de Chapecó, e realiza palestras na área de orientação profissional, mercado de trabalho e desenvolvimento de carreira. Atua também em atendimento clinico com terapia familiar sistêmica. Tem experiência na área de Psicologia, desenvolve atividades na área de liderança, gestão de pessoas e imigração.

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Publicado

2016-12-29

Cómo citar

SANTIN PADILHA, L., Palma, D. L., & Filippim, E. S. (2016). ANÁLISE DE PERFIL E DA AUTOEFICÁCIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA. Revista De Ciencias Humanas, 9(2), 59-73. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a312