ANÁLISE DE PERFIL E DA AUTOEFICÁCIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a312Keywords:
IES, Evasão no ensino superior, Testes psicológicos,Abstract
No ensino superior a situação da escolha profissional ainda é um dilema, pois o jovem, no processo de escolha profissional, sofre influências sociais e muitas vezes não tem clareza sobre suas possibilidades. Compreender os conceitos de autoeficácia na escolha profissional permite que entendamos uma variável psicológica, determinante à escolha profissional e como se pode melhorar o desenvolvimento dos estudantes do ensino superior por meio dela. O artigo relata os resultados de pesquisa realizada com estudantes dos cursos de engenharia mecânica e arquitetura e urbanismo, cujo objetivo foi identificar a autoeficácia na escolha da profissão em uma instituição de ensino superior privada do Oeste de Santa Catarina. Trata-se de uma análise em instituição de ensino superior privada, caracterizado como pesquisa quantitativa e descritiva. Foram ouvidos 40 estudantes ingressantes no segundo semestre de 2015, sendo 18 em arquitetura e urbanismo e 22 de engenharia mecânica. Os sujeitos desta pesquisa foram escolhidos por critérios de conveniência e acessibilidade. Quanto às ferramentas de coleta de dados, foram utilizados dois testes psicométricos a Escala de Autoeficácia para a Escolha Profissional - EAE-EP e o Questionário de Avaliação Tipológica – QUATI. A análise e interpretação dos dados, ocorreu de acordo com o manual de interpretação de cada teste, de forma estatística. Por meio deste estudo foi possível identificar as variáveis relacionadas à autoeficácia e ao perfil do aluno ingressante, tratando a evasão na forma de prevenção, buscando analisar cada estudante, caracterizando suas dificuldades e prevenindo futuras evasões durante o processo de desenvolvimento acadêmico, por meio de ferramentas da área da psicologia. Em paralelo, o estudo contribui para a área da educação, administração e da psicologia.
Metrics
References
AMBIEL, Rodolfo A. M.; NORONHA, Ana Paula Porto. Autoeficácia para escolha profissional: teoria, pesquisas e avaliação. Psicologia em Pesquisa, v. 6, n. 2, p.171-178, 31 dez. 2012. Zeppelini Editorial e Comunicação. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5327/z1982-12472012000200010, acesso em Jan/2016.
AMBIEL, Rodolfo A. M. Escala de Autoeficácia para a escolha profissional (EAE-EP): manual técnico. 2.ed. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2014.
ARZENO. M. E. G. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre. Artes Médicas, 1995.
BANDURA, A. Social cognitive theory. Greenwich. CT: JAI Press, 1989.
BANDURA, A., AZZI, R. G., & POLYDORO, S. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre. Artmed, 2008.
BORDAS, M. C. Diplomação, retenção e evasão nas universidades públicas brasileiras. In: FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Florianópolis. Anais. UFSC, 1996.
BRAGA, M. M.; PEIXOTO, M. do C. L.; BOGUTCHI; T. F. A evasão no ensino superior brasileiro: o caso de UFMG. Avaliação: Revista de rede de avaliação institucional da educação superior. Campinas, v. 8, n. 3, p. 161-189, 2003.
CHEN, G., GULLY, S. M., & EDEN, D General self-efficacy and self-esteem are distinguishable constructs. Paper presented at the 60th Annual Meeting of the Academy of Management. Toronto, 2001.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo.
Cortez, 2001.
COSTA, A. L. da. Evasão dos cursos de graduação da UFRGS em 1985, 1986 e 1987. Porto Alegre. UFRGS, 1991.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HAIR, Joseph F. et al. Método de Pesquisa em Administração. Porto Alegre. Bookman, 2003.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo. Atlas, 2007.
LEVIN, J. Estatística aplicada a ciências humanas. São Paulo. Harbra, 1985.
LOBO, M. B. de C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. ABMES Cadernos. Brasília, 2012.
MEC. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Avaliação: Revista de rede de avaliação institucional da educação superior. Campinas, 1996.
PAJARES, F. Overview of social cognitive theory and of self-efficacy, 2002. Disponível em: http://www.emory.edu/EDUCATION/mfp/eff.html. Acesso em: Jan/2016
RAPPAPORT, Clara Regina. Escolhendo a profissão. São Paulo. Ática, 1998.
SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa. São Paulo, 2007.
SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha profissional: do jovem ao adulto. São Paulo. Summus, 2002.
SOUZA, I. M. de. Causas da evasão nos cursos de graduação da Universidade
Federal de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração, Centro Sócio-econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.
ZACHARIAS, J. J. M. Quati - Questionário de Avaliação Tipológica (versão II): Manual. São Paulo. Vetor, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.