A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL PARA PROFESSORES E ALUNOS

Autores/as

  • Ricardo David Universidade Candido Mendes - Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo11

Palabras clave:

Gestão pedagógica, orientação educacional, educação, supervisão escolar.

Resumen

RESUMO

 

Entender a orientação educacional quando esta surge e como esta se configura hoje é de suma importância para entender a importância da mesma no desenvolvimento humano e social. O trabalho pedagógico necessário à sociedade democrática não é o de implementação passiva de diretrizes educacionais e a consequente preparação dos alunos para apenas executarem ordens. A escola tem o direito e o dever de organizar o trabalho pedagógico que continua para formação do cidadão. O direito se refere ao respeito pelo trabalho dos profissionais da educação, sobretudo, o supervisor pedagógico, que nela atuam, assim como o direito do aluno de ter uma educação que necessita como pessoa. Portanto, a necessidade de construção coletiva do projeto político pedagógico implica que todos participem também da sua avaliação em todos os momentos e dimensões do trabalho. O projeto pedagógico é a própria organização do trabalho pedagógico da escola, construída e reconstruída continuamente pela equipe escolar, executado e avaliado por todos os que atuam na escola. Por ser a avaliação da aprendizagem uma comprovação e qualificação de um projeto, se faz necessário que saiba distinguir as mesmas de acordo com sua finalidade. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar a gênese da orientação educacional, demonstrando sua importância na sociedade até os dias atuais. Para isso a metodologia utilizada foi à revisão crítica de literatura em educação e orientação educacional.

 

Palavras chave: Gestão pedagógica, orientação educacional, educação, supervisão escolar.

 

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Biografía del autor/a

Ricardo David, Universidade Candido Mendes - Rio de Janeiro.

Mestrado em Educação - UNEATLANTICO, Universidad Europea del Atlántico. Professor de língua inglesa e língua portuguesa.

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Publicado

2017-06-30

Cómo citar

David, R. (2017). A CONTRIBUIÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL PARA PROFESSORES E ALUNOS. Revista De Ciencias Humanas, 10(1), 108-115. https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo11