O SHOPPING CENTER COMO SANTUÁRIO E OS CONSUMIDORES COMO FIÉIS: O CAPITALISMO COMO RELIGIÃO NO VALE DO PARAÍBA PAULISTA

Autores/as

Palabras clave:

Shopping Center, Vale do Paraíba paulista, Capitalismo como religião, Walter Benjamin.

Resumen

O texto objetiva problematizar o significado do fenômeno do Shopping Center no Vale do Paraíba paulista sob uma leitura do filósofo Walter Benjamin (1892-1940). Dividido em quatro partes, na primeira é apresentado as galerias precursoras na sua relação com o desenvolvimento do capitalismo daquele momento e a crítica religiosa a esse sistema. Em seguida, destacam-se as peculiaridades da reprodução do capital no território nacional, as condições do surgimento e a reverberação do empreendimento no Vale do Paraíba paulista. Na terceira parte, o tempo livre e o lazer são analisados enquanto estratégias do capitalismo voltadas para a reprodução do capital e amputação de laços sociais conscientes. E por fim, são feitas algumas considerações do significado do Shopping Center e as consequências para as relações sociais.  

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Biografía del autor/a

Giulliano Coutinho, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da FFLCH-USP.

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2007). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana

Publicado

2015-12-25

Cómo citar

Coutinho, G. (2015). O SHOPPING CENTER COMO SANTUÁRIO E OS CONSUMIDORES COMO FIÉIS: O CAPITALISMO COMO RELIGIÃO NO VALE DO PARAÍBA PAULISTA. Revista De Ciencias Humanas, 8(2), 92-100. Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/283