A EDUCAÇÃO COMO DIREITO SOCIAL E EXERCÍCIO DA CIDADANIA: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DA REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA (1985 A 2015)
Palabras clave:
Educação Crítica, Direitos Sociais, Conscientização, Formação de ProfessoresResumen
O presente trabalho tem como título a educação como direito social e exercício da cidadania: um estudo sobre o processo da redemocratização brasileira (1985 a 2015), que problematiza a questão da necessidade da conscientização crítica do docente/discente para que reconheçam o seu direito à educação e lute por sua melhor efetivação. A discussão da formação docente terá como um dos referenciais básicos a pedagogia emancipatória de Paulo Freire. Entendemos que a perspectiva dialógica de Freire é um dos pressupostos fundamentais para promover a consciência do educando e torná-lo sujeito. Outro referencial que buscamos ancorar essa pesquisa é o educador Dermeval Saviani, cuja proposta de educação é teórico – crítica e é uma importante referência para se compreender o sistema educacional brasileiro. A metodologia utilizada será uma abordagem qualitativa utilizando a técnica exploratória e tem como foco fazer uma análise documental de leis sancionadas referentes à educação. Esperamos com esse trabalho poder contribuir para a disseminação de uma educação mais crítica e consciente para o efetivo exercício da cidadania.
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