Avaliação como instrumento de gestão na busca pela qualidade educacional
Palabras clave:
Avaliação, Qualidade Educacional, Qualidade de Ensino, Gestão EscolarResumen
O texto aborda a relação da avaliação com a qualidade educacional e destaca este entendimento como um saber essencial para o processo de trabalho docente e de gestão educacional como um todo. Frente às dificuldades históricas provenientes do crescimento da educação brasileira, através de uma revisão de literatura, as autoras propõem uma discussão sobre a avaliação, a qual deve ser realizada em diferentes níveis (micro, médio e macro). Além disso, propõem que seja utilizada como instrumento diagnóstico e formativo no acompanhamento do desenvolvimento da educação, rumo à sua qualidade educacional. Os resultados desta pesquisa, mesmo ainda em construção, já demonstram que é necessário desenvolver uma articulação entre tais níveis de avaliação e, esta aprendizagem repercute nos processos de qualificação das formas de participação docente no projeto da escola e, na busca pela melhoria da aprendizagem dos estudantes.Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.