IMPACTOS SOCIAIS NA VIDA DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES QUE PRESENCIAM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA SUAS MÃES

Autores/as

  • Lindamar Alves FAERMANN Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Fabiana Andréia Silva

Palabras clave:

Criança e adolescente. Violência doméstica. Impactos sociais.

Resumen

A discussão expressa neste artigo é resultado de estudos bibliográficos e de uma pesquisa documental realizada em uma instituição que atende crianças e adolescentes em situação de risco e de vulnerabilidade social, localizada na cidade de Tremembé, interior de São Paulo. Objetivou-se, por meio deste estudo, conhecer o perfil socioeconômico das crianças e dos adolescentes que presenciam violência doméstica contra suas mães, bem como os impactos causados em suas vidas em decorrência de tal exposição. Os resultados da pesquisa mostraram que o envolvimento direto ou indireto desses sujeitos em atos de violência interfere negativamente em seu processo de desenvolvimento social e na construção de suas identidades, provocando variadas alterações em seus comportamentos, como medo, enurese noturna, agressividade, apatia, distúrbios do sono, baixo rendimento escolar, ansiedade, timidez e tristeza. 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lindamar Alves FAERMANN, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Assistente Social, mestre em Serviço Social  pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutoranda pela mesma instituição.

Fabiana Andréia Silva

Assistente Social, especialista em Políticas Sociais e Trabalho Social com Famílias.

Publicado

2014-12-23

Cómo citar

FAERMANN, L. A., & Silva, F. A. (2014). IMPACTOS SOCIAIS NA VIDA DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES QUE PRESENCIAM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA SUAS MÃES. Revista De Ciencias Humanas, 7(2), 20. Recuperado a partir de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/163