A PESQUISA PARTICIPANTE: SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Autores

  • Lindamar Alves FAERMANN Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n1.a121

Palavras-chave:

Pesquisa Participante. Processo de Construção do Conhecimento. Ciências Sociais.

Resumo

O presente artigo versa sobre a contribuição da pesquisa participante no processo de produção de conhecimentos no âmbito das ciências sociais. Tal modalidade de pesquisa constitui-se numa proposta metodológica fecunda para conhecer e intervir na realidade social, sendo concebida como instrumento potencializador de conhecimentos e de saberes direcionados aos setores populares e grupos marginalizados. Para a construção deste artigo, foram utilizados estudos bibliográficos mediante uma breve revisão de literatura. O texto está organizado em duas partes. Na primeira parte, apresenta-se um panorama geral sobre a pesquisa participante, demarcando sua gênese na Europa e na América Latina, evidenciando sua entrada no Brasil a partir, sobretudo, das contribuições de Paulo Freire. Na segunda parte, concentra-se a discussão no conjunto de pressupostos e indicativos para o seu desenvolvimento e operacionalização.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lindamar Alves FAERMANN, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Assistente Social, mestre em Serviço Social  pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutoranda pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2014-07-14

Como Citar

FAERMANN, L. A. (2014). A PESQUISA PARTICIPANTE: SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Revista Ciências Humanas, 7(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n1.a121