Desvendando Estereótipos

Uma Breve Análise das Representações Raciais em Clean Pastures (1937)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n2.a1055

Palabras clave:

Desenhos Animados, Estereótipos Raciais, Warner Bros., Afro-Americanos, Racismo

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar o cartoon Clean Pastures, produzido pela Warner Bros. em 1937, que faz parte da lista dos “Onze Censurados” devida a presença de estereótipos raciais relacionados à população afro-americana. O contexto em que ele foi produzido é o da “Era de Ouro” da animação estadunidense e, embora tenha sido censurado, sua análise é importante para compreender a forma como o racismo se manifestava naquela sociedade. A análise fílmica será utilizada com o objetivo de se identificar os estereótipos presentes de afro-americanos, como aqueles relacionados ao jazz, ao primitivismo e ao gosto por apostas que levam a ideia de um comportamento pecaminoso que transforma a própria imagem do paraíso pós-morte dos negros ao inferno. A conclusão revela a importância de se debater e refletir a partir de desenhos animados para a compreensão das nuances do racismo presentes em nossa própria sociedade e as possibilidades de superá-lo. Destaca-se o valor dos desenhos animados como fonte para os historiadores analisarem as representações étnicas possíveis de serem encontradas neles.

Métricas

Vistas del PDF
43
Oct 07 '24Oct 10 '24Oct 13 '24Oct 16 '24Oct 19 '24Oct 22 '24Oct 25 '24Oct 28 '24Oct 31 '24Nov 01 '24Nov 04 '243.0
|

Citas

BARRIER, Michael. Hollywood Cartoons: American Animation in Its Golden Age. New York: Oxford University Press, 1999.

CUNHA, Ronell. A representação do espaço urbano no cinema: Uma viagem dos primeiros cinemas ao princípio da modernidade cinematográfica. 2019. 333f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

FERRO, Marc. A Manipulação da História no Ensino e nos meios de Comunicação. São Paulo: IBRASA, 1983.

FRASER, Ben; LINDVALL, Terry. "Darker Shades of Animation": African-American Images in the Warner Bros. Cartoon. In: SANDLER, Kevin S. (ed.). Reading the Rabbit: Explorations in Warner Bros. Animation. 2. ed. Jackson: University Press of Mississippi, 1998.

GOLDMARK, Daniel. Tunes for 'Toons: Music and the Hollywood Cartoon. Berkeley: University of California Press, 2005.

LEHMAN, Christopher P. The Colored Cartoon: Black Presentation in American Animated Short Films, 1907-1954. Amherst: University of Massachusetts Press, 2007.

______________________. African American Representation through the Combination of Live Action and Animation. In: BECKMAN, Karen (org.). Animating Film Theory. Durhan and London: Duke University Press, 2014.

______________________. The Censored 11: “Clean Pastures” (1937). 2017. Disponível em: https://cartoonresearch.com/index.php/the-censored-11-clean-pastures-1937/. Acesso em: 11 dez. 2023.

MITCHELL, W.J.T. What Do Pictures Want? The Lives and Loves of Images. Chicago: University of Chicago Press, 2005.

MOREIRA, Adilson. Racismo Recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

MORETTIN, Eduardo. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. In: XAVIER, Ismail (org.). História e Cinema: Dimensões Históricas do Audiovisual. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2003.

SAMPSON, Henry T. That's Enough Folks: Black Images in Animated Cartoons, 1900-1960. Lanham: Scarecrow Press, 1998.

SANDLER, Kevin S. Reading the Rabbit: Explorations in Warner Bros. Animation. 2. ed. Jackson: University Press of Mississippi, 1998.

SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H.. Dicionário de Conceitos Históricos. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 2005.

WELLS, Paul. Understanding Animation. 2nd ed. London: Routledge, 1998.

Publicado

2024-10-07

Cómo citar

Simões de Souza, C., & Santos, P. T. . (2024). Desvendando Estereótipos: Uma Breve Análise das Representações Raciais em Clean Pastures (1937). Revista De Ciencias Humanas, 17(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n2.a1055