Promoção da Saúde em Cursos Universitários de Arquitetura e Urbanismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n2.a1029Palabras clave:
Arquitetura sustentável, Currículos de Arquitetura e Urbanismo, Práticas de Ensino, Qualidade de vida, Qualidade de ensinoResumen
Ao se falar em promoção da saúde e qualidade de vida envolve-se vários segmentos sociais e profissões, a Arquitetura e Urbanismo é uma delas, pois sem a adequada utilização dos espaços, promover saúde se torna mais difícil. O objetivo principal deste estudo é analisar a relação entre Arquitetura, promoção da saúde e qualidade de vida em cursos universitários, no Brasil, com base em suas matrizes curriculares e ementas. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, utilizando-se bases de dados online. Também foi feita a análise documental em ementas e matrizes curriculares de Cursos de Graduação de Arquitetura e Urbanismo em algumas universidades pelo Brasil, por meio da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo das instituições elencadas neste estudo. Os documentos foram adquiridos online e/ou por meio dos canais de comunicação das instituições. Os resultados sinalizam que, embora se mencione muito sobre qualidade de vida e promoção da saúde dentro dos Projetos Pedagógicos dos cursos, grande parte não traz os termos “Promoção da Saúde” e “Qualidade de vida” em suas matrizes curriculares e ementas, sugerindo que esses temas pouco são abordados nas práticas das instituições.
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