A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS PARA ALÉM DO MERCADO: O QUE PENSAM OS DOCENTES DE UMA ASSOCIAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n3.a564Keywords:
Docentes. Educação profissional. Percepção. Inovação social.Abstract
Este artigo analisa as percepções de alguns docentes da Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM) em relação à formação de jovens em situação de vulnerabilidade social. Propôs-se uma análise da percepção docente relativa à formação oferecida para inserção no mercado de trabalho, tendo em vista uma contribuição técnica na área de educação voltada para o desenvolvimento local e não restrita somente à educação e ao mercado de trabalho, com características de inovação social. A fundamentação teórica foi baseada em autores que discorrem sobre as temáticas da juventude, do trabalho, da educação profissional para jovens e da inovação social. A metodologia adotada foi a qualitativa, com finalidade exploratória. Como procedimento de coleta de dados, adotou-se a entrevista semiestruturada, que foi transcrita e submetida à análise de conteúdo temático. Os resultados demonstraram que os docentes encontram diversos desafios e obstáculos, mas também possibilidades. Dessa forma, a pesquisa evidenciou a necessidade de modelos de educação profissional mais flexíveis, uma vez que estes têm mais condições de propor mudanças quando comparados a formatos rígidos na educação e no mundo do trabalho. Os docentes precisam desenvolver e fornecer ferramentas para que os jovens integrem processos inovadores e adaptem seu modo de agir em um futuro repleto de desafios.
Metrics
References
ABRUCIO, F. L. Formação de professores no Brasil: Diagnóstico, agenda de políticas e estratégias para a mudança, coordenação. São Paulo: Moderna, 2016.
AMARAL, O.C.S.; MELLO, E.M.R. Sustentabilidade em empreendimentos sociais: Um ensaio reflexivo para uma economia social local. Revista Agenda Social, Rio de Janeiro: v. 8, n. 1, 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de A. Rego & A. Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2014 (Obra original publicada em 1977).
BULATY, A. Os saberes docentes no contexto da implantação da proposta curricular do município de Irati/Paraná (2009/2012). 2014. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2014.
CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
CIAVATTA, M. A historicidade das reformas da educação profissional. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES. Vitória, ES. a. 11, v. 19, n. 39, p. 50-64, jan./jun. 2014a.
CIAVATTA, M. Emancipação: a historicidade do conceito e a polêmica no processo real da existência humana, Trabalho necessário, v. 12, n. 18. Artigos do Dossiê classe: Thompson 50 anos depois (UFF) 2014b.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado? Trabalho, Educação & Saúde [online], v. 1, n. 1, pp. 45-60, 2003.
FRIGOTTO, G. Juventude, trabalho e educação no Brasil: perplexidades, desafios e perspectivas. In: NOVAES, R.; VANNUCHI, P. (orgs.). Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
GUIMARÃES, A.Q.; ALMEIDA, M.E. Os jovens e o mercado de trabalho: evolução e desafios da política de empregos no Brasil. Revista Temas de Administração Pública, v. 8, n. 2, UNESP – Araraquara, 2015.
GUIRALDELLI, R. Trabalho, trabalhadores e questão social na sociabilidade capitalista. Caderno de Psicolocia, Sociedade e Trabalho, São Paulo, v. 17, nº 1, p. 101-115, jun. 2014.
HUME, David. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
MARX, K. El Capital. México: Fondo de Cultura Económica, 1973.
MANZINI, E.J. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: MARQUEZINE, M.C.; ALMEIDA, M.A.; OMOTE, S. (orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina: EDUEL, 2003, p.11-25.
PAES, J.E.S. Fundações e entidades de interesse social. 9. ed., Brasília: Jurídica, 2017.
SAVIANI, D. A Pedagogia histórico-crítica, Revista Binacional:! Brasil! Argentina, Campinas, v. 1, n. 2. Campinas, 2007.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev., Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SOUZA, J. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo: LeYa, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VEIGA, I.P.A.; FONSECA, M. A aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2012/2014.
XAVIER, A.R.C. Universidade Nova: desafios para a prática pedagógica numa perspectiva interdisciplinar. Rio Claro: UNESP, 2014
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.