A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS PARA ALÉM DO MERCADO: O QUE PENSAM OS DOCENTES DE UMA ASSOCIAÇÃO PROFISSIONALIZANTE

Autores

  • Rodrigo dos Santos França Centro Universitário UNA - Rodrigo dos Santos França/Áurea dos Regina Guimarães Tomasi-Orientadora https://orcid.org/0000-0003-2783-3953
  • Áurea Regina Guimarães Tomasi

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n3.a564

Palavras-chave:

Docentes. Educação profissional. Percepção. Inovação social.

Resumo

Este artigo analisa as percepções de alguns docentes da Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM) em relação à formação de jovens em situação de vulnerabilidade social. Propôs-se uma análise da percepção docente relativa à formação oferecida para inserção no mercado de trabalho, tendo em vista uma contribuição técnica na área de educação voltada para o desenvolvimento local e não restrita somente à educação e ao mercado de trabalho, com características de inovação social. A fundamentação teórica foi baseada em autores que discorrem sobre as temáticas da juventude, do trabalho, da educação profissional para jovens e da inovação social. A metodologia adotada foi a qualitativa, com finalidade exploratória. Como procedimento de coleta de dados, adotou-se a entrevista semiestruturada, que foi transcrita e submetida à análise de conteúdo temático. Os resultados demonstraram que os docentes encontram diversos desafios e obstáculos, mas também possibilidades. Dessa forma, a pesquisa evidenciou a necessidade de modelos de educação profissional mais flexíveis, uma vez que estes têm mais condições de propor mudanças quando comparados a formatos rígidos na educação e no mundo do trabalho. Os docentes precisam desenvolver e fornecer ferramentas para que os jovens integrem processos inovadores e adaptem seu modo de agir em um futuro repleto de desafios.

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Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos França, Centro Universitário UNA - Rodrigo dos Santos França/Áurea dos Regina Guimarães Tomasi-Orientadora

FRANÇA, Rodrigo dos Santos

Assistente Social, estudante do Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Centro Universitário UNA.

rodrigo.asocial@ig.com.br

 

TOMASI, Áurea Regina Guimarães

Socióloga, mestre e doutora em Ciências da Educação e professora do

Programa de Mestrado Profissional Gestão Social, Educação

e Desenvolvimento Local.

Centro Universitário UNA.

aureagt@gmail.com

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

dos Santos França, R., & Regina Guimarães Tomasi, Áurea. (2019). A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS PARA ALÉM DO MERCADO: O QUE PENSAM OS DOCENTES DE UMA ASSOCIAÇÃO PROFISSIONALIZANTE. Revista Ciências Humanas, 12(3). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n3.a564