USO DE NARRATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA DOS MESTRANDOS DO FORMEP/PUC-SP
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a537Keywords:
Narrativas de si. Mestrado profissional. Projeto de pesquisa. Tutoria.Abstract
O presente artigo tem o objetivo de apresentar o uso das narrativas de si, na perspectiva dos memoriais de formação e dos ateliês biográficos, por estudantes do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores (Formep), da PUC-SP, nas atividades de tutoria. Nas narrativas de suas trajetórias profissionais, os mestrandos identificam situações significativas que ajudam a definir o tema e a elaboração de seus projetos de pesquisa. Esse processo ocorre nas atividades de tutoria, em que os mestrandos são acompanhados por doutorandos, pós-doutorandos e doutores, que tem o papel de tutores. A dinâmica de funcionamento da tutoria é organizada em torno da comanda “Meu tema e eu”, que resulta na produção de textos individuais que são discutidos com os pares e comentados pelos tutores, nos oito encontros quinzenais, realizados durante o primeiro semestre do curso. Ao longo do semestre os mestrandos produzem em média de 4 a 5 versões do texto narrativo, culminando na formulação do problema que eles desenvolverão no seu trabalho final de curso. Essa atividade tem sido objeto de investigação e de reflexão pelos tutores e por docentes do Programa. Neste texto são apresentados dados extraídos de depoimentos escritos, entrevistas e grupos de discussão, em que os mestrandos avaliam essa atividade destacando como pontos positivos a aprendizagem em colaboração com os tutores, o conhecimento de si e a oportunidade de desenvolvimento da escrita acadêmica.
Metrics
References
ANDRÉ, M.; PRINCIPE, L. (2017). O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educar em Revista, (63), 103-117, 2017.
ANDRÉ, M. E. D. A. Mestrado profissional e mestrado acadêmico: aproximações e diferenças. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. IMPRESSO), v. 17, p. 823-841, 2017.
ANDRÉ, M. A formação do pesquisador da prática pedagógica. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 1, p. 01-12, 2016a.
ANDRÉ et al. Tutoria acadêmica no Mestrado Profissional: um aprendizado compartilhado. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 5, n. 47, p. 37-50, set.dez, 2016. http://www.uneb.br/revistadafaeeba/files/2011/05/RevistaFAEEBA_n47-1.pdf. Acesso em 25 maio 2018.
DELORY-MOMBERGER, C. Formação e socializaçãoo: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago., 2006.
JOSSO, M-C. Histórias de vida e projeto: a história de vida como projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-23, jul./dez. 1999.
KULNIG, R. de C. M.; REIS, A. T.; SANTOS, L. N. Da experiência de tutoria à aprendizagem de orientação. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. ANAIS… Curitiba: PUCPR, 2015, p. 40913-40920.
PASSEGGI, M. da C. Narrativas autobiográficas: solidariedade e ética em educação. Rizoma Freireano, n. 11, 2011a. Disponível em http://www.rizoma-freireano.org/narrativas-autobiograficas-solidariedade-e-etica-em-educacao-maria-da-conceicao-passeggi. Acesso em 25 maio 2018.
______. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011b.
PRÍNCEPE, L.; PEREIRA, R.; ARANHA, E. G. Contribuições de uma prártica de tutoria acadêmica: significações de alunos e tutores de um curso de Mestrado Profissional em Educação. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. ANAIS… Curitiba: PUCPR, 2015, p. 282-303.
REIS, A. T.; SIGALLA, L.; PENTEADO, M. E. L. Sobre as origens do Mestrado Profissional em Educação – Formação de Formadores (Formep) da PUCSP: tecendo memórias… In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2015, Curitiba. ANAIS… Curitiba: PUCPR, 2015, p. 7058-7071.
SIGALLA, L. REIS, A. T.; PENTEADO, M. E. Elementos constitutivos de um Mestrado Profissional em Educação. In: REUNIÃO REGIONAL SUDESTE DA ANPED, 12, 2016, Vitória. ANAIS...Vitória: UFES, 2016, p. 342-361.
SIGALLA, L. Tutoria acadêmica entre pares na Pós-Graduação stricto sensu: contribuições desse espaço coletivo-colaborativo de trabalho e formação. A experiência do Formep na PUCSP. 251f. 2018. TESE. (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
SOUZA, E. C.; MEIRELES, M. M. Viver, narrar e formar: diálogos sobbre pesquisa narrativa. In: NAKAYAMA, B. C. M.; PASSOS, L. F. (orgs.) Narrativas, pesquisa e formação de professores: dimensões epistemológicas, metodológicas e práticas. Curitiba, CRV Editora, 2018.
VIGOTSKI, L. (1925) A consciência como problema da psicologia do comportamento. In: Teoria e Método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 55-85.
WERTSCH, J. V. Mediation. In: DANIELS, H.; COLE, M.; WERTSCH, J. V. The Cambridge Companion to Vygotsky. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 178-192. WERTSCH, J. V.; SMOLKA, A. L. B. (1993) Continuando o diálogo: Vygotsky, Bakhtin e Lotman. In: DANIELS, H. (org.) Vygotsky em Foco: Pressupostos e desdobramentos. Campinas, SP: Papirus, 1999, p. 121-150.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.