MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO SOBRE OS CURRÍCULOS DOS CURSOS
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a532Palavras-chave:
Palavras-chave, Mestrado Profissional em Rede. Formação de Professores. Conhecimento Pedagógico.Resumo
Este artigo aborda a formação docente para a educação básica em cursos de mestrados profissionais em rede. São explicitados aspectos sobre as propostas acadêmicas e a matriz curricular desses cursos. O objetivo consistiu em analisar as dimensões pedagógicas do currículo e sua articulação com o conhecimento específico. O procedimento metodológico apoiou-se na pesquisa documental, por meio de estudo da legislação referente à implantação dos mestrados profissionais, englobando portarias e pareceres, projetos acadêmicos dos mestrados em Matemática, Ensino de Química, Ensino de Física, Ensino em Ciências Ambientais, Ensino em Ciências Biológicas, Educação Física e Ensino de História. Realizou-se o seguinte trajeto: - mapeamento dos mestrados no Brasil, pontuando o crescimento por áreas de conhecimento conforme a região; e a análise das matrizes curriculares dos programas, verificando em que medida os conhecimentos pedagógicos têm espaço nas propostas dos cursos, tendo como referencial as áreas de concentração e as disciplinas obrigatórias e optativas. Os resultados indicaram a importância do debate dos mestrados em rede como dispositivo na formação docente, bem como a necessidade de articular nos currículos os conhecimentos específicos com os conhecimentos pedagógicos.
Palavras-chave: Mestrado Profissional em Rede. Formação de Professores. Conhecimento Pedagógico.
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