ALFABETIZAR NA ERA DIGITAL: UM APELO À REALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n3.a531Keywords:
Alfabetização. Professor. Mídia digital. Tecnologia.Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Federal do Tocantins. A finalidade da pesquisa foi a de identificar, junto a um grupo de professoras alfabetizadoras do Colégio Santa Cruz em Araguaína/TO, qual a concepção destas a respeito do uso das mídias digitais no processo de alfabetização de crianças. O referencial teórico para a compreensão da temática, assim como para a análise dos dados, teve como base autores como: Fantin (2018), Santaella (2013) Soares (2009), Moran (2006), Valente (2000), dentre outros autores que vêm discutindo a questão da alfabetização na era das mídias digitais. Quanto à natureza, a pesquisa foi aplicada na forma exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se do método e procedimento de pesquisa de campo e tendo como instrumento de coleta de dados o uso de entrevista semiestruturada. Os resultados identificaram que as professoras concebem a importância de integrar a mídia digital à prática alfabetizadora e reconhecem que não têm como ignorar que as crianças convivem com uma realidade informatizada. Porém, após a análise das respostas, pôde-se concluir que, na prática diária, há algumas contradições entre o dizer e o fazer, pouca apropriação e uso das tecnologias.
Metrics
References
ALVARENGA, Darlan. Sucesso na TV e 'made in Brazil', Luna é o fenômeno infantil da vez. G1, 01 fev. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/02/sucesso-na-tv-e-made-brazil-luna-e-o-fenomeno-infantil-da-vez.html>. Acesso em: 10 set. 2018.
ANDRADE, Vera Lúcia Leopoldino. O desuso pedagógico da Internet na biblioteca do instituto federal de educação, ciência, e tecnologia de Pernambuco. 2007. Disponível em: Acesso em: 17 maio 2018.
BROUGERE, Giles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortex, 1995.
COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
COUTO, Edvaldo Souza; SILVA, Valdirene Cássia da. Convergência cultural-midiática: as tecnologias e a fluidez da juventude na cibercultura. In: ENECULT – ECONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 4., 2008. Salvador, BA. Anais/CD-Rom. Salvador: Cult, 2008, v. 1, p. 1-14.
DORNELLES, João Batista; PERTILE, Solange de L. Laboratório de informática e sua esporádica utilização na escola Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos. 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/1626/Dornelles_Joao_Batista.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 8 out. 2017.
FANTIN, Mônica. Alfabetização Midiática na Escola. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem05pdf/sm05ss15_06.pdf. Acessado em 22 de julho de 2018.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Alfabetização e letramento digital. 2002. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/CBLA_VII/pdf/092_frade.pdf . Acesso em: 20 maio 2018.
FUNDAÇÃO AYRTON SENNA. Senninha. 1994. Disponível em: <http://www.ayrtonsenna.com.br/legado/marcas/senninha/>. Acesso em: 10 set. 2018.
GENTILE, Paola. Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita. Nova Escola, 7 mar. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/251/ana-teberosky-debater-e-opinar-estimulam-a-leitura-e-a-escrita Acesso em: 20 maio 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
MELLO, Maria Cristina de; RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral (org). Letramento: significados e tendências. Rio de Janeiro: Wak, 2004.
MORAN, J. M.; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2006.
MORAN, J. M.; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007.
READER RABBIT In: Wikipédia: a enciclopédia livre. 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Reader_Rabbit>. Acesso em: 10 set. 2018.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SELLTIZ, CLAIRE et al. Métodos de Pesquisa nas relações sociais. São Paulo, SP.: EPU, 1987.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura no mundo virtual: alguns problemas. In: SILVA, Ezequiel Theodoro da. (Org.) A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2004.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc. vol.23 nº.81 Campinas Dec. 2002.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rsio de Janeiro: Vozes, 2012.
COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador da educação. In: VALENTE, J. A. (rg). Computadores e conhecimentos repensando a educação. Campinas (SP): UNICAMP-NIED, 1996.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009.
XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.