“UM ESTRANHO NO NINHO”: a pós-graduação stricto sensu no PPGEF/UFES frente às políticas científicas da área 21
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo12Keywords:
Educação Física. Pós-Graduação. Ciência.Abstract
Este artigo descreve e analisa as práticas acadêmico-científicas empreendidas nos 10 primeiros anos de história do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF/UFES), em diálogo com produções que discutem o sistema de Pós-Graduação no Brasil e com as políticas de avaliação da Capes para a Área 21. Trata-se de uma análise descritivo-interpretativa, que utiliza como fontes documentos da Capes em articulação com dados levantados junto à coordenação do referido Programa. Identificou-se que a produção intelectual do PPGEF/UFES está centrada, majoritariamente, nas subáreas sociocultural e pedagógica, diferenciando-se, assim, de grande parte dos programas brasileiros, que concentram as suas produções na subárea da biodinâmica. Com base nessa característica do Programa, discute-se as políticas da Área 21 e o modus operandi do PPGEF/UFES em um contexto que que tem sido pouco sensível à complexidade e a diversidade presente no campo da Educação Física.Metrics
References
AMADIO, A. A. Construindo o futuro, o significado dos 40 anos da pós-graduação da EEFE-USP e contextualização histórica: universidade e ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 31, número especial, p. 7-18, ago. 2017.
BRACHT, V. O CBCE e a pós-graduação stricto sensu da educação física brasileira. In: CARVALHO, Y. M.; LINHALES, M. A. (Org.). Política científica e produção de conhecimento em educação física. Goiânia: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; 2007. p. 73-85.
______. Educação física, método científico e reificação. In: STIGGER, M. P. (Org.). Educação Física + Humanas. São Paulo: Autores Associados; 2015. p. 1-21.
BRASIL. Ministério da Educação. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/ SASE): Brasília, 2014.
CAPES. Documento de área. 2016. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/documentos/Documentos_de_area_2017/21_efis_docarea_2016.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2018.
CHAVES, A. P.; VASCONCELLOS, M. M. M. Docência universitária: formação pedagógica no stricto-sensu. Poiésis, Tubarão/SC, v. 9, n. 16, p. 457-472, jul./dez. 2015.
CORRÊA, M. R. D.; CORRÊA, L. Q.; RIGO, L. C. A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 40, n. 2, p. 1-8, abr./jun. 2018.
FERREIRA, H. S.; OLIVEIRA, B. N.; SAMPAIO, J. J. C. Análise da percepção dos professores de educação física acerca da interface entre a saúde e a educação física escolar: conceitos e metodologias. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 673-685, jul./set. 2013
FORJAZ, C.; TRICOLO, V. L. A. A.; CORRÊA, U. C. 40 anos de pós-graduação da EEFE-USP. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 31, número especial, p. 81-87, ago. 2017.
FRIZZO G. F. E. A produção do conhecimento da educação física no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 1-16, set./dez. 2010.
GAYA, A. O Pós-graduação e a formação de professores de educação física no Brasil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 31, número especial, p. 71-75, ago. 2017.
HALLAL, P. C.; MELO, V. A. Crescendo e enfraquecendo: um olhar sobre os rumos da Educação Física no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 3, p. 322-327, jul./set. 2017.
JOB, I.; MATTOS, A. M. FERREIRA, A. G. C. Análise do acesso aos artigos de uma revista eletrônica através dos logs. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 359-371, abr./jun. 2013.
KOKUBUN, E. Pós-graduação em educação física no Brasil: indicadores objetivos dos desafios e das perspectivas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 24, n. 2, p. 9-26, jan. 2003.
LOVISOLO, H. R. A política de pesquisa e a mediocridade possível. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 24, n. 2, p. 7-21, jan. 2003.
MANOEL, E. J.; CARVALHO, Y. M. Pós-Graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 389-405, mai./ago. 2011.
MARTINS, R. L. R. O Pibid e a formação docente em educação física para a educação infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
MOLINA NETO, V. Pós-Graduação em Educação Física: um olhar sobre o Programa da ESEF-UFRGS. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis. v. 20, p. 4-10, 1999.
MOREIRA, E. C.; TOJAL, J. B. Prioridades dos programas de pós-graduação stricto sensu em educação física: a visão dos egressos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 35, n. 1 jan./mar. 2013.
PEREIRA, E. F.; MEDEIROS, C. C. C. Metodologia do ensino superior nos programas de pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil: a formação docente em questão. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 04, p. 165-183, out,/dez, 2011.
RESENDE, H. G.; VOTRE, S. J. O programa de pós-graduação em educação física da Universidade Gama Filho: características, realizações e desafios. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 24, n. 2, p. 49-74, jan. 2003.
ROMBALDI, A. J.; RIGO, L. C. Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas/RS, v. 16, n. 2, p. 168-171, abr./jun. 2011.
SILVA, J. V. P.; GONÇALVES-SILVA, L. L.; MOREIRA W. W. Produtivismo na pós?graduação. Nada é tão ruim que não possa piorar. É chegada a vez dos orientandos. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1423-1445, out./dez. de 2014.
SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Programas de pós-graduação em educação: lugar de formação da docência universitária? Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 7, n. 14, p. 577-604, dez. 2010.
SORIANO, J. B.; LARA, L. M. Pós-graduação em Educação Física UEM-UEL: experiências e desafios de um Programa Associado. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas/RS, v. 17, n. 1, p. 69-74, fev. 2012.
TANI, G. “Os desafios da pós-graduação brasileira”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 1, p. 79-90, set. 2000.
______. Editoração de periódicos em Educação Física/Ciências do Esporte: dificuldades e desafios. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 4, p. 715-722, out./dez. 2014.
VEIGA, I. P. A. Docência universitária na educação superior. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Org.). Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 85-96.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.