Representações Sociais da música: formação x educação
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo2Keywords:
Educação Musical, Desenvolvimento Humano, Licenciatura, MúsicaAbstract
Este trabalho investiga como os alunos representam o curso superior de música e qual o critério usado no processo de escolha pela licenciatura nessa área. Para tanto, foi realizado um grupo focal com 12 sujeitos compostos por estudantes do primeiro ao sexto semestre do curso de música de uma faculdade em uma cidade do vale do Paraiba paulista. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um roteiro de questões abertas. As análises embasadas pela teoria das Representações Sociais demonstraram que os licenciandos em todos os semestres do curso colocam o ensino superior de música como um curso prático, voltado a formação instrumental ou cancional, sendo que a música como atividade educacional interdisciplinar é praticamente desconhecida por eles.
Metrics
References
BRASIL. Lei nº 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1º de agosto de 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Lei no. 90394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Ministério da Educação: 2014
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
ESPERIDIÃO, N. Educação musical e formação de professores – suíte e variações sobre o tema. São Paulo: Globus, 2012
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Liber Livro, 2005.
JODELET, D.: Représentations Sociales: un domaine en expansion. In D. Jodelet (Ed.) Les représentations sociales. Paris: PUF, 1989, pp. 31-61. UFRJ- Faculdade de Educação, dez. 1993
MARTINS, S.T.F.M. Psicologia Social e Processo Grupal: a coerência entre fazer, pensar e sentir em Sílvia Lane. In: Psicologia & Sociedade; vol. 19, Edição Especial n. 2, setembro.2007, p. 76-80, Botucatu, São Paulo, Brasil
MELLO, G. A música no Brasil desde os tempos coloniais até o primeiro decênio da República. Rio de Janeiro: Imprensa nacional, 1947.
MOSCOVICI, S. La Psychanalyse, son image et son public. Paris: Press Universitary de France, 1961
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.
PENNA, M. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. Revista da Abem, n. 7, p. 7-19, setembro, 2002
WESTPLTAL M. F., BÓGUS C.M., FARIA M.M. Grupos focais: experiências precursoras em programas educativos em saúde no Brasil. In: Boletin de la Oficina Sanitária Panamericana. São Paulo v.120, n.6, 1995.
Acesso à internet
http://guiadoestudante.abril.com.br/ acesso em 8 de maio de 2017
http://mec.gov.br/ acesso em 8 de maio de 2017
https://www.webartigos.com/artigos/marcos-historico-da-educacao-musical-no-brasil/118434 acesso em 4 de agosto de 2017
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.