IDENTIDADE PROFISSIONAL E O ESTIGMA SOCIAL DO PROFESSOR READAPTADO
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo14Keywords:
readaptação profissional, identidade, mal-estar, estigma social.Abstract
Este artigo é um recorte elaborado a partir dos resultados dissertação de Mestrado intitulada: Professores readaptados de um município do litoral norte de SP: Mudanças e contradições. O método empregado para realização da pesquisa foi uma pesquisa básica de caráter exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, realizada na rede municipal de ensino de um município do litoral norte paulista. A população deste estudo se compôs por adesão de 12 professores readaptados permanentemente. A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2016 por meio da técnica de questionário estruturado. Foram utilizados como referencial os documentos oficiais da Secretaria Municipal de Ensino. Os resultados demonstraram que, apesar da readaptação ser uma estratégia para mitigar os problemas que causam sofrimento ao professor, esta estratégia não vem alcançando objetivos, uma vez que os professores ao serem readaptados sentem-se tolhidos de sua identidade profissional e excluídos do meio social a qual se prepararam ideológica e profissionalmente para viver por toda sua trajetória profissional. O estudo aponta que são necessárias intervenções e novas políticas públicas para reintegração e acompanhamento psicológico e emocional permanente aos professores que estão readaptados ou em fase de readaptação.
Metrics
References
ANTUNES, S. M. P. S. N. Readaptação Docente: trajetória profissional e identidade. Mestrado em Educação. Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo – SP, 2014. Disponível em:
<https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/cadernosdeeducacao/article/view/5075> . Acesso em: 03 mar. 2017
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.Inquietações da vida contemporânea e suas formas atuais de organização: uma relação de imanência.
DEJOURS, C. O trabalho como enigma. In: LANCMAN, S.; SZNELWAR, L. (Orgs.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004. p. 127-140.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de 281 Janeiro: Zahar, 1975. 158p.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Abril Cultural (Coleção Os Pensadores), 1974. p. 7-54
MINAYO GOMEZ, C. Campo da saúde do trabalhador: trajetória, configuração e transformação. In: MINAYO GÓMEZ, C. et al. (Orgs.). Saúde do trabalhador na sociedade brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011. p.23-34.
NÓVOA, A.; HAMELINE, D. Profissão Professor. NÓVOA, A. (Org.). Porto: Porto Editora, 1991.
NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
GOFFMAN, E. Estigma – notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 1963. Digitalização 2004. Disponível em: file:///C:/Users/Luciana/Downloads/ESTIGMA%20-
%20Erving%20Goffman.pdf . Acesso em: jun/17.
SOUZA, K. R. et al. Trajetória do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) na luta pela saúde no trabalho. Ciência e Saúde Coletiva, v. 8, n. 4, p. 1057-1068, 2003.
SOUSA, I.F.; MENDONCA, H. Burnout em professores universitários: impacto de percepções de justiça e comprometimento afetivo. Psic. Teor. e Pesq. Brasília, v.25, n.4,p 499-508, 2009.
SOUZA, K.R.; BRITO, J.C . Sindicalismo, condições de trabalho e saúde: a perspectiva dos profissionais da educação do Rio de Janeiro. Ciênc. saúde coletiva. Rio de Janeiro, v.17, n.2, p.379-388, 2012
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.