ENTRE AS ANGÚSTIAS E O DESEJO DE ENSINAR E APRENDER UMA LÍNGUA: DESAFIOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a316Keywords:
Desejo, angústia, Língua estrangeiraAbstract
ENTRE AS ANGÚSTIAS E O DESEJO DE ENSINAR E APRENDER UMA LÍNGUA: DESAFIOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FORMAÇÃO
Resumo
Este artigo é parte de nossa dissertação de mestrado, em que trabalhamos com entrevistas de professores de Língua Estrangeira (LE), especificamente de língua inglesa, em formação. Tomamos como referência a psicanálise lacaniana que, em consonância com os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa (ADF) apresentada por Pêcheux e algumas contribuições de Foucault, orientaram nossa análise. Levantamos os efeitos de sentido acerca das tensões que emergem nos discursos dos alunos-professores ou professores-alunos (como chamamos nossos sujeitos de pesquisa) com relação ao ensino de Língua Inglesa. Nossos sujeitos de pesquisa consistem em alunos de Letras que trabalham, ao mesmo tempo, como professores de língua inglesa, na rede pública do estado de São Paulo. Partindo do pressuposto de que o professor deveria saber a matéria ou conteúdo que ensina, neste caso, a língua inglesa, e que este saber o constitui como sujeito, toma-se como hipótese que tal saber ou não saber afeta sua subjetividade causando-lhe angústia. Os resultados apontam para a emergência de dois tipos de angústia: a do senso comum, que paralisa e a lacaniana que mobiliza o sujeito.
Metrics
References
CAVALLARI, Juliana Santana. O lugar da língua materna na constituição identitária do sujeito bilíngue. In: CAVALLARI, Juliana Santana; UYENO, Elzira Yoko (orgs.) Bilinguismos: Subjetividade e Identificações nas/pelas Línguas Maternas e Estrangeiras. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011a.
CAVALLARI, Juliana Santana. A angústia constitutiva da identidade de professores em formação. In: CORACINI, M. J. R. F; GHIRALDELO, C. M. (orgs.) Nas malhas do discurso: memória, imaginário e subjetividade. Formação de professores (línguas materna e estrangeiras) leitura e escrita. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011b.
CORACINI, Maria J. R. F. Sujeito, identidade e arquivo – entre a impossibilidade e a necessidade de dizer(-se). In: A celebração do Outro – arquivo, memória e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
CORACINI, Maria J. R. F. Identidades Múltiplas e Sociedades do espetáculo: Impacto das Novas Tecnologias de Comunicação. In: MAGALHÃES, I. ; GRIGOLETTO, M. e CORACINI, M.J (orgs.) Práticas Identitárias - Língua e Discurso. São Carlos: Claraluz, 2006.
CORACINI, Maria J. R. F. Pós-Modernidade e novas tecnologias no discurso do professor de línguas. In: A celebração do Outro – arquivo, memória e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
CORACINI, Maria José Faria. Nossa língua: materna ou madrasta? – linguagem, discurso e identidade. In: A celebração do outro: arquivo, memória, identidade. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007 p.135 -162
CORACINI, Maria José Faria. O discurso da linguística aplicada e a questão da identidade: entre a modernidade e a pós-modernidade. In: BERTOLDO, E. ; CORACINI, M. J. F. O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula. Campinas: Mercado das Letras, 2003 p. 97 - 115
ECKERT-HOFF, Beatriz M. Escrituras de si e identidade: o sujeito-professor em formação. Campinas: Mercado de letras, 2008
FERREIRA, Tânia. Algo que se produz como um clarão. In: Revista Educação: Lacan pensa Educação. São Paulo: Segmento, 2008 p. 40 - 49
FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O quadro atual da Análise de Discurso no Brasil. In: INDURSKY F. e FERREIRA, M. C. L. Michel Pecheux e a AD: uma relação de nunca acabar. São Carlos: Claraluz, 2005
FINK, Bruce. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo.Trad. Maria de Lourdes Duarte Sette. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de A. Sampaio. São Paulo: Loyola. 1996
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2004
FOUCAULT, Michel. Do governo dos Vivos – Curso no Cóllege de France, 1979-1980 (excertos). Tradução, transcrição, notas e apresentação de Nildo Avelino, Rio de Janeiro Achiamé, 2010.
GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na Análise do Discurso: diálogos e duelos. São Carlos: ClaraLuz, 2007
GRIGOLETO, Marisa. A resistência das palavras: discurso e colonização britânica na Índia. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2002.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 10: a angústia. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
LUSTOZA, Rosane Zétola. A angústia como sinal do desejo do Outro. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.1, pp. 44-66. ISSN 1518-6148.
MRECH, Leny Magalhães. Saber e gozo. In: --------. Psicanálise e educação: novos operadores de leitura. São Paulo: Pioneira, 1999. p. 87-103
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Ed. Pontes, 2010
PÊCHEUX, M. O discurso – estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Orlandi. Campinas: Pontes Editores, 2008
SILVA, Tomaz Tadeu da. O adeus às Metanarrativas Educacionais. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. O sujeito da educação. Petrópolis. Ed. Vozes. 2008. 6ª Ed.(pp. 247-258)
UYENO, Elzira Yoko. O mal-estar da escrita: para além do letramento acadêmico, um desejo do outro. In VII Congresso Latino-americano de Estudios del discurso. ALED, 2007
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.