ENTRE AS ANGÚSTIAS E O DESEJO DE ENSINAR E APRENDER UMA LÍNGUA: DESAFIOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FORMAÇÃO

Authors

  • Clarice Nunes Ferreira Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a316

Keywords:

Desejo, angústia, Língua estrangeira

Abstract

ENTRE AS ANGÚSTIAS E O DESEJO DE ENSINAR E APRENDER UMA LÍNGUA: DESAFIOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FORMAÇÃO

Resumo

Este artigo é parte de nossa dissertação de mestrado, em que trabalhamos com entrevistas de professores de Língua Estrangeira (LE), especificamente de língua inglesa, em formação. Tomamos como referência a psicanálise lacaniana que, em consonância com os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa (ADF) apresentada por Pêcheux e algumas contribuições de Foucault, orientaram nossa análise. Levantamos os efeitos de sentido acerca das tensões que emergem nos discursos dos alunos-professores ou professores-alunos (como chamamos nossos sujeitos de pesquisa) com relação ao ensino de Língua Inglesa. Nossos sujeitos de pesquisa consistem em alunos de Letras que trabalham, ao mesmo tempo, como professores de língua inglesa, na rede pública do estado de São Paulo. Partindo do pressuposto de que o professor deveria saber a matéria ou conteúdo que ensina, neste caso, a língua inglesa, e que este saber o constitui como sujeito, toma-se como hipótese que tal saber ou não saber afeta sua subjetividade causando-lhe angústia. Os resultados apontam para a emergência de dois tipos de angústia: a do senso comum, que paralisa e a lacaniana que mobiliza o sujeito.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Clarice Nunes Ferreira, Universidade São Francisco

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade São Francisco, pós-graduada em Língua Inglesa pela Universidade São Judas Tadeu; Coordenadora Pedagógica em Instituto de Idiomas, Professora de Gramática da Língua Inglesa, Linguística Aplicada em Língua Inglesa, Fonética e Inglês Instrumental em universidade. Atualmente, leciona Língua Inglesa na Fatec Itu e Fatec Jundiai em diversos cursos.

References

CAVALLARI, Juliana Santana. O lugar da língua materna na constituição identitária do sujeito bilíngue. In: CAVALLARI, Juliana Santana; UYENO, Elzira Yoko (orgs.) Bilinguismos: Subjetividade e Identificações nas/pelas Línguas Maternas e Estrangeiras. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011a.

CAVALLARI, Juliana Santana. A angústia constitutiva da identidade de professores em formação. In: CORACINI, M. J. R. F; GHIRALDELO, C. M. (orgs.) Nas malhas do discurso: memória, imaginário e subjetividade. Formação de professores (línguas materna e estrangeiras) leitura e escrita. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011b.

CORACINI, Maria J. R. F. Sujeito, identidade e arquivo – entre a impossibilidade e a necessidade de dizer(-se). In: A celebração do Outro – arquivo, memória e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

CORACINI, Maria J. R. F. Identidades Múltiplas e Sociedades do espetáculo: Impacto das Novas Tecnologias de Comunicação. In: MAGALHÃES, I. ; GRIGOLETTO, M. e CORACINI, M.J (orgs.) Práticas Identitárias - Língua e Discurso. São Carlos: Claraluz, 2006.

CORACINI, Maria J. R. F. Pós-Modernidade e novas tecnologias no discurso do professor de línguas. In: A celebração do Outro – arquivo, memória e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

CORACINI, Maria José Faria. Nossa língua: materna ou madrasta? – linguagem, discurso e identidade. In: A celebração do outro: arquivo, memória, identidade. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007 p.135 -162

CORACINI, Maria José Faria. O discurso da linguística aplicada e a questão da identidade: entre a modernidade e a pós-modernidade. In: BERTOLDO, E. ; CORACINI, M. J. F. O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula. Campinas: Mercado das Letras, 2003 p. 97 - 115

ECKERT-HOFF, Beatriz M. Escrituras de si e identidade: o sujeito-professor em formação. Campinas: Mercado de letras, 2008

FERREIRA, Tânia. Algo que se produz como um clarão. In: Revista Educação: Lacan pensa Educação. São Paulo: Segmento, 2008 p. 40 - 49

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O quadro atual da Análise de Discurso no Brasil. In: INDURSKY F. e FERREIRA, M. C. L. Michel Pecheux e a AD: uma relação de nunca acabar. São Carlos: Claraluz, 2005

FINK, Bruce. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo.Trad. Maria de Lourdes Duarte Sette. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de A. Sampaio. São Paulo: Loyola. 1996

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2004

FOUCAULT, Michel. Do governo dos Vivos – Curso no Cóllege de France, 1979-1980 (excertos). Tradução, transcrição, notas e apresentação de Nildo Avelino, Rio de Janeiro Achiamé, 2010.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na Análise do Discurso: diálogos e duelos. São Carlos: ClaraLuz, 2007

GRIGOLETO, Marisa. A resistência das palavras: discurso e colonização britânica na Índia. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2002.

LACAN, Jacques. O Seminário, livro 10: a angústia. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

LUSTOZA, Rosane Zétola. A angústia como sinal do desejo do Outro. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2006, vol.6, n.1, pp. 44-66. ISSN 1518-6148.

MRECH, Leny Magalhães. Saber e gozo. In: --------. Psicanálise e educação: novos operadores de leitura. São Paulo: Pioneira, 1999. p. 87-103

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Ed. Pontes, 2010

PÊCHEUX, M. O discurso – estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Orlandi. Campinas: Pontes Editores, 2008

SILVA, Tomaz Tadeu da. O adeus às Metanarrativas Educacionais. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. O sujeito da educação. Petrópolis. Ed. Vozes. 2008. 6ª Ed.(pp. 247-258)

UYENO, Elzira Yoko. O mal-estar da escrita: para além do letramento acadêmico, um desejo do outro. In VII Congresso Latino-americano de Estudios del discurso. ALED, 2007

Published

2016-12-29

How to Cite

Ferreira, C. N. (2016). ENTRE AS ANGÚSTIAS E O DESEJO DE ENSINAR E APRENDER UMA LÍNGUA: DESAFIOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FORMAÇÃO. Human Sciences Journal - RCH, 9(2), 32-45. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a316