Cordel Sobre “Carolina Maria De Jesus” em Sala de Aula
uma contribuição à formação leitora
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n1.a996Palavras-chave:
Decolonialidade, Cultura afro-brasileira, Mediação, Formação Leitora, CordelResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de leitura do gênero cordel, publicado por Jarid Arraes (2017), acerca da história de vida de Carolina Maria de Jesus, visando ao enriquecimento das práticas pedagógicas em sala de aula sob uma perspectiva decolonial, antirracista. Como fundamentação teórica, adotamos a abordagem sociocognitiva de leitura que assevera ações para contemplar uma formação leitora mais proficiente, prazerosa e autônoma. Como resultados, esperamos que as vozes manifestadas de cada aluno possam se tornar as mais apreciáveis referências para uma atuação que despreze atitudes preconceituosas e acolha momentos socioculturais, contribuindo para uma identidade negra mais soberana em sala de aula por meio da leitura e da interação. Esta proposta de leitura contribuirá para que se possa estimular cada vez mais o trabalho educacional que vai além de conteúdos pré-estabelecidos pelos currículos e matrizes. Espera-se que o enriquecimento da aula com leitura de cordéis seja um estímulo para os alunos a fim de que possam alcançar seus verdadeiros anseios e aprender, ludicamente, a ressignificar o que ouvem, o que falam, o que fazem e o que sentem.
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