A PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL
diálogos interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a771Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino de Matemática, Profissionalização, Ensino Secundário, Política Educacional.Resumo
O objetivo deste trabalho é o de problematizar o processo de construção da profissionalização do professor de Matemática no Brasil. As primeiras inciativas voltadas para o ensino da Matemática ocorreram por meio dos engenheiros e dos militares, a partir principalmente do período Imperial, com a criação das academias militares. Somente, nas primeiras décadas do século XX, em função das transformações no ensino da Matemática, somadas às mudanças acerca do papel da escola na sociedade e, diante de uma nova atuação do papel do Estado em relação à educação, a exigência de um profissional que detivesse um conjunto de conhecimentos específicos para o ensino da Matemática tornou-se essencial. Utilizou-se neste artigo o método dedutivo, a partir de uma abordagem descritiva e documental acerca da constituição do campo profissional do docente de Matemática no Brasil. A organização dos sistemas de ensino no país, na década de 1930, a partir da Reforma Francisco Campos, e a criação dos cursos de licenciaturas, impuseram novos rumos à formação dos professores de Matemática, apesar das resistências e contradições ainda presentes entre os diferentes sujeitos que atuavam neste campo do conhecimento naquele contexto.
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