ABORDAGENS EM PESQUISAS DE MESTRADO DO PPGE DA UFMG (2016-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a727

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação, Pós-graduação, Abordagens, Técnicas de coleta.

Resumo

Este estudo possui como objetos de investigação as dissertações de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e parte da seguinte pergunta norteadora: quais as abordagens de pesquisa e as técnicas de coletas de dados permeiam as dissertações do PPGE da UFMG no último quadriênio 2016-2019? A partir dessa indagação, elaboramos este estudo com o objetivo de identificar as abordagens de pesquisa e técnicas de coletas de dados presentes nas dissertações de Mestrado do PPGE da UFMG. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa documental, na qual os dados foram obtidos a partir de 159 dissertações do programa em tela. A análise dos dados permitiu constatar que os estudos são, prioritariamente, de abordagem qualitativa, utilizando-se, em sua maioria, de documentos, entrevistas e observações como técnicas de coletas de dados. Este levantamento nos permite refletir sobre as especificidades das pesquisas na área de Educação, especialmente no tocante a utilização das abordagens e técnicas de coletas de dados.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Evanildo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de P´ós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Paulo Rogério, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará. Professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Lucas Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduando em Educação Física pela Universidade Regional Cariri (URCA/UDI). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Referências

Antunes, J. et al.(2018). Diagnóstico rápido participativo como método de pesquisa em educação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 23(3), 590-610. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300002.

Barca, I. (2018). Educação Histórica: uma nova área de investigação. História: revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2. Recuperado de https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/historia/article/view/5126/4784.

Brasil. (2016). Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução CNS nº 510, de 7 de abril de 2016. Recuperado de http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf.

Camillo, E. J. (2017). A qualidade “de dentro” na/da pesquisa qualitativa em Educação do Sul do Brasil. Educar em Revista, (65), 137-148. Recuperado de https://doi.org/10.1590/0104-4060.47999.

Cardano M. (2017). Manual de pesquisa qualitativa: a contribuição da teoria da argumentação. Petrópolis: Vozes.

Creswell, J. W., & Clark, V. L. P. (2015). Pesquisa de Métodos Mistos: Série Métodos de Pesquisa. Penso Editora.

Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2017). Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Elsevier Brasil.

Paulo Faria, P. S. (2018). Gestão escolar, acompanhamento pedagógico e práticas escolares: um estudo sobre a eficácia escolar em três escolas estaduais de Belo Horizonte. 118f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação Recuperado de https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-B5TJ56.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Minayo, M. C. S. (2017). Cientificidade, generalização e divulgação de estudos qualitativos. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 22(1), 16. 17.

González, F. E. (2020). Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, 8(17), 155-183. Recuperado de https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.322

Medeiros, E. A., & Amorim, G. C. C. (2017). Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Laplage em Revista, 3(3), 247-260. Recuperado de https://doi.org/10.24115/S2446-6220201733385p.247-260.

Medeiros, E. A. D., Varela, S. B. L., & Nunes, J. B. C. (2017). Abordagem Qualitativa: estudo na pós-graduação em educação da Universidade Estadual do Ceará (2004–2014). Holos, 2, 174-189. Recuperado de https://doi.org/10.15628/holos.2017.4457.

Mendes, R. M., & Miskulin, R. G. S. (2017). A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa, 47(165), 1044-1066. Recuperado de https://doi.org/10.1590/198053143988.

Mussi, R. F. et al. (2019). Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, 7(2), 414-430. Recuperado de https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.41193.

Oliveira, C. M. (2017). O tutor e a tutoria em educação a distância (EaD): o que nos dizem as dissertações e teses brasileiras em uma década (2005 a 2015) de produção acadêmica? 200 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Recuperado de https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-B4YKVF.

Pimenta, S. G., & Franco, M. A. S. (2008). Pesquisa em educação-Possibilidades investigativas e formativas da pesquisa-ação-vol. II (vol. 2). Edições Loyola.

Pereira, G., & Ortigão, M. I. R. (2016). Pesquisa quantitativa em educação: algumas considerações. Periferia, 8(1), 66-79. Recuperado de https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27341.

Prodanov, C. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale.

Sampieri, R., Collado, C., & Lucio, M. (2013). Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso.

Souza, K. R., & Kerbauy, M. T. M. (2017). Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, 31(61), 21-44. Recuperado de https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44.

Schiavini, J. M., & Garrido, I. (2018). Análise de Conteúdo, Discurso ou Conversa? Similaridades e Diferenças entre os Métodos de Análise Qualitativa. Revista ADM. MADE, 22(2), 01-12. Recuperado de http://periodicos.estacio.br/index.php/admmade/article/viewFile/5225/47965142.

Silva, D., Lopes, E. L., & Braga Junior, S. S. (2014). Pesquisa quantitativa: elementos, paradigmas e definições. Revista de Gestão e Secretariado, 5(1), 01-18. Recuperado de https://doi.org/10.7769/gesec.v5i1.297.

Silveira, C., & Miranda, A. C. G. (2019). Tendências das pesquisas da Educação do Campo a partir da análise de publicações nos anais do ENPEC. Revista Insignare Scientia-RIS, 2(2), 76-99. Recuperado de https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i2.10809.

Teixeira, P. M. M., & Megid Neto, J. (2017). Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Ciência & Educação (Bauru), 23(4), 1055-1076. Recuperado de https://doi.org/10.1590/1516-731320170040013.

Thomas, J.R., Nelson, J.K., & Silverman. (2012). Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. São Paulo: Artmed.

Zanette, M. S. (2017). Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, (65), 149-166. Recuperado de https://doi.org/10.1590/0104-4060.47454.

Downloads

Publicado

2021-04-25

Como Citar

de Medeiros Filho, A. E. C., de Lima, P. R. ., & Souza Silva, L. . (2021). ABORDAGENS EM PESQUISAS DE MESTRADO DO PPGE DA UFMG (2016-2019). Revista Ciências Humanas, 14(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a727

Edição

Seção

Artigo Original