"SE ESTÁ FÁCIL... ESTÁ ERRADO"
representações sociais da Matemática em memes
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a704Palavras-chave:
Representações Sociais. Matemática. Memes.Resumo
Analisamos representações sociais acerca da Matemática, em uma leitura semiótica, presente em memes que circulam na internet e/ou redes sociais. Na interpretação constituída, partimos do pressuposto de que a forma de representação "de" e "sobre" Matemática contribui, mesmo que ingenuamente, para o fortalecimento de estereótipos e estigmas de como as pessoas se relacionam com este campo de conhecimento. Em termos de referenciais teóricos, buscamos correlacionar a teoria das representações sociais com o ideário que naturaliza as dificuldades como sendo algo comum e, portanto, passível à todos. A metodologia, de abordagem qualitativa, em uma análise semiótica dos signos, sentido e significados implícitos nas imagens dos memes se coloca como fundamento para descortinar as formas de pensamento e ideário social da relação das pessoas com a Matemática. Com base na experiência analítica aqui compartilhada, enfatizamos que apesar do modo irônico que nos convida a rir, os memes acabam por contribuir para uma visão cristalizada de que a Matemática é para poucos. Em síntese, a linguagem deste gênero releva representações que a sociedade tem do que seja aprender (ou não), bem como ainda que saber Matemática envolve, no modelo escolar capitalista-excludente, uma relação de poder.
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