MARKETING EM CLUSTERS E APL

análise bibliométrica das publicações nacionais no período de 2009 a 2019

Autores

  • Vailson Batista de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano https://orcid.org/0000-0002-6287-8615
  • Silvio Augusto Minciotti Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n2.a630

Palavras-chave:

Marketing; arranjo produtivo local; APL; cluster; análise de publicações

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar as publicações científicas sobre clusters e arranjos produtivos locais (APLs) no Brasil, que abordam o tema Marketing no período de 2009 a 2019. Realizou-se a pesquisa em periódicos, nas seguintes bases de dados: CAPES, SPELL, SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO, obtendo-se um total de 59 artigos. A análise permitiu identificar as características das publicações quanto às abordagens metodológicas e os métodos de pesquisa, os estados e regiões que mais possuem publicações, os clusters e APLs pesquisados. Verificou-se a tendência de as pesquisas fazer uma abordagem superficial sobre marketing, mesmo que inicialmente tenha proposto o contrário. Constatou-se que as pesquisas tratam a questão do marketing em APL e clusters de forma incipiente, nem sempre conclusivas. Portanto, existe uma oportunidade para a realização de novas pesquisas com vista a aprofundar o assunto, inclusive com estudos e outras regiões pois grande maioria dos estudos estão na região sul e sudeste, para uma efetiva contribuição para o desenvolvimento da teoria

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Batista de Freitas, V., & Augusto Minciotti, S. (2020). MARKETING EM CLUSTERS E APL: análise bibliométrica das publicações nacionais no período de 2009 a 2019. Revista Ciências Humanas, 13(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n2.a630