GÊNERO, IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL

conceitos e determinações de um contexto social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a600

Palavras-chave:

Gênero; Identidade de gênero; Orientação sexual; Homossexualidade.

Resumo

Este estudo tem por finalidade a investigação sobre as relações sociais que atuam e determinam os significados de gênero, identidade de gênero e sexualidade, se respaldando em como o processo da educação escolarizada se posiciona e atua na relação com o trato destes conceitos em sua estruturação. Presentes aqui, mediante a realização de um levantamento bibliográfico, as definições, que norteiam e executam a manutenção dos conceitos de: gênero, como construído culturalmente e não ligado a sexo biológico; identidade de gênero, os modos de cada Ser se realizar nos contextos sociais dos papéis masculino ou feminino da cultura que o rodeia; e sexualidade, expressada pelos desejos e afetividades individuais. Estas definições apontam que a presença e o convívio com a multiplicidade sejam de gênero, identidade de gênero e sexualidade, habitua e constrói o respeito e dignifica a forma de compreensão destes diferentes conceitos vividos em um contexto social e através da compreensão da existência da opressão contra a diversidade e a busca da garantia de uma norma operante há a possibilidade do processo de aprendizagem da existência da multiplicidade e das diferenças.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

AMORIM, Aline Diniz de; FERNANDES, Maria José da Silva. A prática docente e a construção da identidade profissional do professor. In: Congresso Nacional de Educação. 8., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: Educere. Disponível em:< http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23490_13836.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2018.

BOFF, Leonardo; MURARO, Rose Marie. O gênero na crise da cultura dominante e na emergência de um novo paradigma civilizacional. In: Leonardo Boff; Rose Marie Muraro. Feminino e masculino: uma nova consciência para o encontro das diferenças. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2002. p. 17 – 28.

FREIRE, Paulo. Educação e esperança. In: Paulo Freire. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, p. 51-54. 2000.

FREIRE, Paulo. O papel educativo das igrejas na América Latina. In: Paulo Freire. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1981. p. 95 – 114.

GONÇALVES, Josiane. Representações de homens do magistério sobre homens no magistério. Revista de estudios e investigación en psicología y educación. UDC/ Uminho, v. 4, n. 1, p. 1–9, 2017.

HALL, Stuart. A identidade em questão. In: Stuart Hall. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina editora, p. 9-16, 2014.

HALL, Stuart. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: Stuart Hall. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina editora, p. 17-28. 2014.

KAHHALE, Edna Maria Peters. Subsídios para reflexão sobre sexualidade na adolescência. In: Agnes Mercês Bahia Bock; Maria da Graça Marchina Gonçalves; Odair Furtado. Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva em psicologia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

KERN, Francisco A.; SILVA, Andre Luiz da. A homossexualidade de frente pro espelho. PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 40, n. 4, p. 508-515, 2009.

LOURO, Guacira Lopes. A construção escolar das diferenças. In: Guacira Lopes Louro. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 61–92, 2014.

LOURO, Guacira Lopes. O gênero da docência. In: Guacira Lopes Louro. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 92-114, 2014.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: Guacira Lopes Louro. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, p. 7 - 45, 2000.

MOLINA, Luana; FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Professores homossexuais: suas vivências frente à comunidade escolar. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, São Paulo, v.7, n.2. p. 58-77. 2012.

NEMI NETO, João . Questões de identidade(s) de gênero(s) e orientação sexual: uma abordagem através da pedagogia queer. Revista espaço acadêmico. V.14, n.168, p. 27-34. maio. 2015. Disponível em: < http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27365/14610>. Acesso em: 25 jun. 2018.

PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. In: Heloisa Buarque de Almeida; José Szwako. Diferenças, igualdade. Campinas: Berlendis, p. 116 – 150. 2009.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Direitos humanos e diversidade sexual na escola: homofobia, trabalho docente e cotidiano escolar. Conjectura: Filos. Educ., Caixias do Sul, v. 20, n. especial, p. 198 – 220. 2015.

Downloads

Publicado

2021-04-25

Como Citar

Caceres Gonçalves, M., & Peres Gonçalves, J. (2021). GÊNERO, IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL: conceitos e determinações de um contexto social. Revista Ciências Humanas, 14(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a600

Edição

Seção

Artigo Original