DESIGN THINKING E DESIGN SPRINT
as novas metodologias da Educação Integral e o desenvolvimento das competências socioemocionais no Ensino da Sociologia
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n2.a557Palavras-chave:
Educação Integral. Competências socioemocionais. Design Thinking. Design Sprint. Ensino da Sociologia.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como as novas metodologias podem auxiliar a Educação Integral no desenvolvimento das competências socioemocionais. Para tanto, busca-se analisar, a partir de uma abordagem metodológica pautada na revisão bibliográfica, o conceito de Educação Integral, assim como seus principais elementos. Posteriormente, objetiva-se identificar o conceito de competências socioemocionais, por meio das competências gerais apresentadas na Base Nacional Comum Curricular. A partir disso, são apresentadas duas metodologias passíveis de adaptação para uso na Educação Integral: Design Thinking e Design Sprint. A proposta deste artigo é verificar, por meio da análise da aplicabilidade dessas ferramentas, como estas metodologias requerem e desenvolvem as competências socioemocionais no Ensino da Sociologia. O trabalho finaliza com o cruzamento de dados que demonstram como estas novas metodologias, de fato, auxiliam a Educação Integral no desenvolvimento das competências socioemocionais.
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