CARACTERIZAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ENFOQUE NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Autores

  • Marcia Costa de Sant’Anna Universidade de Brasília – UnB, Técnico Administrativo - Assistente Social. E-mail: marcia.ddsunb@gmail.com
  • Geraldo Eustáquio Moreira Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE/UnB (Mestrado e Doutorado acadêmicos e Mestrado profissional). E-mail: geust2007@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-1455-6646

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n3.a540

Palavras-chave:

Universidade de Brasília. Assistência estudantil. Desigualdade social. PNAES.

Resumo

O presente artigo descreve a política de assistência estudantil enquanto estratégia de enfrentamento às desigualdades sociais na Universidade de Brasília – UnB, uma vez que, no Brasil, essas diferenças são bastante expressivas. Para tanto, na realização deste estudo foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental, partindo-se de um breve histórico em relação às políticas de educação voltadas à democratização do acesso e à garantia da permanência do estudante no ensino superior, com objetivo de analisar como se caracteriza essa política por meio da assistência estudantil na UnB. Os resultados permitiram concluir que a assistência estudantil na universidade supracitada caracteriza-se, principalmente, por meio do oferecimento de programas que corroboram com os objetivos previstos no Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, muito embora não se contemple todas as ações previstas no decreto.

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Biografia do Autor

Marcia Costa de Sant’Anna, Universidade de Brasília – UnB, Técnico Administrativo - Assistente Social. E-mail: marcia.ddsunb@gmail.com

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão Pública (PPGP) da FUP da Universidade de Brasília – UnB. Assistente Social pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Técnico Administrativo - Assistente Social. E-mail: marcia.ddsunb@gmail.com

Geraldo Eustáquio Moreira, Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE/UnB (Mestrado e Doutorado acadêmicos e Mestrado profissional). E-mail: geust2007@gmail.com.

Doutor em Educação Matemática, com Estágio Doutoral na Universidade do Minho/PT. Mestre em Educação. Licenciado em Matemática, Pedagogia e Ciências. Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE/UnB (Mestrado e Doutorado acadêmicos e Mestrado profissional). E-mail: geust2007@gmail.com.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Costa de Sant’Anna, M., & Moreira, G. E. (2019). CARACTERIZAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ENFOQUE NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Revista Ciências Humanas, 12(3). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n3.a540

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