ALFABETIZAR NA ERA DIGITAL: UM APELO À REALIDADE

Palavras-chave: Alfabetização. Professor. Mídia digital. Tecnologia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Federal do Tocantins. A finalidade da pesquisa foi a de identificar, junto a um grupo de professoras alfabetizadoras do Colégio Santa Cruz em Araguaína/TO, qual a concepção destas a respeito do uso das mídias digitais no processo de alfabetização de crianças. O referencial teórico para a compreensão da temática, assim como para a análise dos dados, teve como base autores como: Fantin (2018), Santaella (2013) Soares (2009), Moran (2006), Valente (2000), dentre outros autores que vêm discutindo a questão da alfabetização na era das mídias digitais. Quanto à natureza, a pesquisa foi aplicada na forma exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se do método e procedimento de pesquisa de campo e tendo como instrumento de coleta de dados o uso de entrevista semiestruturada. Os resultados identificaram que as professoras concebem a importância de integrar a mídia digital à prática alfabetizadora e reconhecem que não têm como ignorar que as crianças convivem com uma realidade informatizada. Porém, após a análise das respostas, pôde-se concluir que, na prática diária, há algumas contradições entre o dizer e o fazer, pouca apropriação e uso das tecnologias.

Biografia do Autor

Francisca Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica

Professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT

Departamento de Pedagogia.

Autora do livro: Da Sedução de ensinar, do desejo de aprender: (Inter)mediações no processo ensino-aprendizagem

Liliane Rodrigues de Almeida Menezes, Faculdade Católica Dom Orione -FACDO

Mestra em Educação Profissional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Professora da Faculdade Católica Dom Orione.

Elizângela Silva de Souza Moura, Faculdade Católica Dom Orione -FACDO

Mestra em Educação Profissional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Professora da Faculdade Católica Dom Orione.

Referências

ALVARENGA, Darlan. Sucesso na TV e 'made in Brazil', Luna é o fenômeno infantil da vez. G1, 01 fev. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/02/sucesso-na-tv-e-made-brazil-luna-e-o-fenomeno-infantil-da-vez.html>. Acesso em: 10 set. 2018.

ANDRADE, Vera Lúcia Leopoldino. O desuso pedagógico da Internet na biblioteca do instituto federal de educação, ciência, e tecnologia de Pernambuco. 2007. Disponível em: Acesso em: 17 maio 2018.

BROUGERE, Giles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortex, 1995.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

COUTO, Edvaldo Souza; SILVA, Valdirene Cássia da. Convergência cultural-midiática: as tecnologias e a fluidez da juventude na cibercultura. In: ENECULT – ECONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 4., 2008. Salvador, BA. Anais/CD-Rom. Salvador: Cult, 2008, v. 1, p. 1-14.

DORNELLES, João Batista; PERTILE, Solange de L. Laboratório de informática e sua esporádica utilização na escola Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos. 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/1626/Dornelles_Joao_Batista.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 8 out. 2017.

FANTIN, Mônica. Alfabetização Midiática na Escola. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem05pdf/sm05ss15_06.pdf. Acessado em 22 de julho de 2018.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Alfabetização e letramento digital. 2002. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/CBLA_VII/pdf/092_frade.pdf . Acesso em: 20 maio 2018.

FUNDAÇÃO AYRTON SENNA. Senninha. 1994. Disponível em: <http://www.ayrtonsenna.com.br/legado/marcas/senninha/>. Acesso em: 10 set. 2018.

GENTILE, Paola. Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita. Nova Escola, 7 mar. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/251/ana-teberosky-debater-e-opinar-estimulam-a-leitura-e-a-escrita Acesso em: 20 maio 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

MELLO, Maria Cristina de; RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral (org). Letramento: significados e tendências. Rio de Janeiro: Wak, 2004.

MORAN, J. M.; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2006.

MORAN, J. M.; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007.

READER RABBIT In: Wikipédia: a enciclopédia livre. 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Reader_Rabbit>. Acesso em: 10 set. 2018.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SELLTIZ, CLAIRE et al. Métodos de Pesquisa nas relações sociais. São Paulo, SP.: EPU, 1987.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura no mundo virtual: alguns problemas. In: SILVA, Ezequiel Theodoro da. (Org.) A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2004.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc. vol.23 nº.81 Campinas Dec. 2002.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rsio de Janeiro: Vozes, 2012.

COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador da educação. In: VALENTE, J. A. (rg). Computadores e conhecimentos repensando a educação. Campinas (SP): UNICAMP-NIED, 1996.

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009.

XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Publicado
2019-12-19