Resiliência em docentes: Análise das publicações no período de 2000 a 2012
Palavras-chave:
Resiliência, resiliência em docentes, resiliência e educação, resilienceResumo
O objetivo deste estudo foi discutir a importância da resiliência em contextos de docência. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas ao tema no período de 2000 a 2012, nas bases de dados digitais, com a utilização de descritores como: Resiliência, resiliência em docentes, resiliência e educação, resilience. Foram identificados na busca, 82 trabalhos, entre artigos, dissertações e teses. Desses, apenas 18 foram eleitos para fins de análise por se encaixarem no critério de seleção: produções que tivessem seus objetivos vinculados à resiliência em docentes. Os resultados apontaram um baixo número de pesquisas abordando o tema. As variáveis relacionadas ao tema que mais apareceram foram: bem-estar docente e mal-estar docente, totalizando 55,5/% das produções; e estresse e fatores estressores, com 44,5%. Em relação ao método, prevaleceram os estudos de cunho qualitativo com predominância de entrevistas 66,6%, seguido de aplicação de questionários de resiliência e análise de pesquisas relacionadas ao tema 33,4%. Diante do exposto, vê-se a necessidade de ampliar as pesquisas científicas relacionadas à resiliência em docentes, pois a escola deve ser um lugar de promoção de resiliência tanto para alunos quanto para professores.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.