Representações Sociais da música: formação x educação

Autores

  • Alessandro Vasconcelos UNITAU - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
  • Letícia Pinto da Costa Unitau

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo2

Palavras-chave:

Educação Musical, Desenvolvimento Humano, Licenciatura, Música

Resumo

Este trabalho investiga como os alunos representam o curso superior de música e qual o critério usado no processo de escolha pela licenciatura nessa área. Para tanto, foi realizado um grupo focal com 12 sujeitos compostos por estudantes do primeiro ao sexto semestre do curso de música de uma faculdade em uma cidade do vale do Paraiba paulista. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um roteiro de questões abertas. As análises embasadas pela teoria das Representações  Sociais demonstraram que os licenciandos em todos os semestres do curso colocam o ensino superior de música como um curso prático, voltado a formação instrumental ou cancional, sendo que a música como atividade educacional interdisciplinar é praticamente desconhecida por eles.

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Biografia do Autor

Alessandro Vasconcelos, UNITAU - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Artes

ciências humanas

Letícia Pinto da Costa, Unitau

ciências humanas

 

Comunicação

Referências

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Acesso à internet

http://guiadoestudante.abril.com.br/ acesso em 8 de maio de 2017

http://mec.gov.br/ acesso em 8 de maio de 2017

https://www.webartigos.com/artigos/marcos-historico-da-educacao-musical-no-brasil/118434 acesso em 4 de agosto de 2017

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

Vasconcelos, A., & Pinto da Costa, L. (2018). Representações Sociais da música: formação x educação. Revista Ciências Humanas, 11(1). https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo2