ENTRE AS ANGÚSTIAS E O DESEJO DE ENSINAR E APRENDER UMA LÍNGUA: DESAFIOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FORMAÇÃO

Autores

  • Clarice Nunes Ferreira Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a316

Palavras-chave:

Desejo, angústia, Língua estrangeira

Resumo

ENTRE AS ANGÚSTIAS E O DESEJO DE ENSINAR E APRENDER UMA LÍNGUA: DESAFIOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FORMAÇÃO

Resumo

Este artigo é parte de nossa dissertação de mestrado, em que trabalhamos com entrevistas de professores de Língua Estrangeira (LE), especificamente de língua inglesa, em formação. Tomamos como referência a psicanálise lacaniana que, em consonância com os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa (ADF) apresentada por Pêcheux e algumas contribuições de Foucault, orientaram nossa análise. Levantamos os efeitos de sentido acerca das tensões que emergem nos discursos dos alunos-professores ou professores-alunos (como chamamos nossos sujeitos de pesquisa) com relação ao ensino de Língua Inglesa. Nossos sujeitos de pesquisa consistem em alunos de Letras que trabalham, ao mesmo tempo, como professores de língua inglesa, na rede pública do estado de São Paulo. Partindo do pressuposto de que o professor deveria saber a matéria ou conteúdo que ensina, neste caso, a língua inglesa, e que este saber o constitui como sujeito, toma-se como hipótese que tal saber ou não saber afeta sua subjetividade causando-lhe angústia. Os resultados apontam para a emergência de dois tipos de angústia: a do senso comum, que paralisa e a lacaniana que mobiliza o sujeito.

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Biografia do Autor

Clarice Nunes Ferreira, Universidade São Francisco

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade São Francisco, pós-graduada em Língua Inglesa pela Universidade São Judas Tadeu; Coordenadora Pedagógica em Instituto de Idiomas, Professora de Gramática da Língua Inglesa, Linguística Aplicada em Língua Inglesa, Fonética e Inglês Instrumental em universidade. Atualmente, leciona Língua Inglesa na Fatec Itu e Fatec Jundiai em diversos cursos.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Ferreira, C. N. (2016). ENTRE AS ANGÚSTIAS E O DESEJO DE ENSINAR E APRENDER UMA LÍNGUA: DESAFIOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FORMAÇÃO. Revista Ciências Humanas, 9(2), 32-45. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a316