ANÁLISE DE PERFIL E DA AUTOEFICÁCIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a312Palavras-chave:
IES, Evasão no ensino superior, Testes psicológicos,Resumo
No ensino superior a situação da escolha profissional ainda é um dilema, pois o jovem, no processo de escolha profissional, sofre influências sociais e muitas vezes não tem clareza sobre suas possibilidades. Compreender os conceitos de autoeficácia na escolha profissional permite que entendamos uma variável psicológica, determinante à escolha profissional e como se pode melhorar o desenvolvimento dos estudantes do ensino superior por meio dela. O artigo relata os resultados de pesquisa realizada com estudantes dos cursos de engenharia mecânica e arquitetura e urbanismo, cujo objetivo foi identificar a autoeficácia na escolha da profissão em uma instituição de ensino superior privada do Oeste de Santa Catarina. Trata-se de uma análise em instituição de ensino superior privada, caracterizado como pesquisa quantitativa e descritiva. Foram ouvidos 40 estudantes ingressantes no segundo semestre de 2015, sendo 18 em arquitetura e urbanismo e 22 de engenharia mecânica. Os sujeitos desta pesquisa foram escolhidos por critérios de conveniência e acessibilidade. Quanto às ferramentas de coleta de dados, foram utilizados dois testes psicométricos a Escala de Autoeficácia para a Escolha Profissional - EAE-EP e o Questionário de Avaliação Tipológica – QUATI. A análise e interpretação dos dados, ocorreu de acordo com o manual de interpretação de cada teste, de forma estatística. Por meio deste estudo foi possível identificar as variáveis relacionadas à autoeficácia e ao perfil do aluno ingressante, tratando a evasão na forma de prevenção, buscando analisar cada estudante, caracterizando suas dificuldades e prevenindo futuras evasões durante o processo de desenvolvimento acadêmico, por meio de ferramentas da área da psicologia. Em paralelo, o estudo contribui para a área da educação, administração e da psicologia.
Metrics
Referências
AMBIEL, Rodolfo A. M.; NORONHA, Ana Paula Porto. Autoeficácia para escolha profissional: teoria, pesquisas e avaliação. Psicologia em Pesquisa, v. 6, n. 2, p.171-178, 31 dez. 2012. Zeppelini Editorial e Comunicação. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5327/z1982-12472012000200010, acesso em Jan/2016.
AMBIEL, Rodolfo A. M. Escala de Autoeficácia para a escolha profissional (EAE-EP): manual técnico. 2.ed. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2014.
ARZENO. M. E. G. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre. Artes Médicas, 1995.
BANDURA, A. Social cognitive theory. Greenwich. CT: JAI Press, 1989.
BANDURA, A., AZZI, R. G., & POLYDORO, S. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre. Artmed, 2008.
BORDAS, M. C. Diplomação, retenção e evasão nas universidades públicas brasileiras. In: FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Florianópolis. Anais. UFSC, 1996.
BRAGA, M. M.; PEIXOTO, M. do C. L.; BOGUTCHI; T. F. A evasão no ensino superior brasileiro: o caso de UFMG. Avaliação: Revista de rede de avaliação institucional da educação superior. Campinas, v. 8, n. 3, p. 161-189, 2003.
CHEN, G., GULLY, S. M., & EDEN, D General self-efficacy and self-esteem are distinguishable constructs. Paper presented at the 60th Annual Meeting of the Academy of Management. Toronto, 2001.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo.
Cortez, 2001.
COSTA, A. L. da. Evasão dos cursos de graduação da UFRGS em 1985, 1986 e 1987. Porto Alegre. UFRGS, 1991.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HAIR, Joseph F. et al. Método de Pesquisa em Administração. Porto Alegre. Bookman, 2003.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo. Atlas, 2007.
LEVIN, J. Estatística aplicada a ciências humanas. São Paulo. Harbra, 1985.
LOBO, M. B. de C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. ABMES Cadernos. Brasília, 2012.
MEC. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Avaliação: Revista de rede de avaliação institucional da educação superior. Campinas, 1996.
PAJARES, F. Overview of social cognitive theory and of self-efficacy, 2002. Disponível em: http://www.emory.edu/EDUCATION/mfp/eff.html. Acesso em: Jan/2016
RAPPAPORT, Clara Regina. Escolhendo a profissão. São Paulo. Ática, 1998.
SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa. São Paulo, 2007.
SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha profissional: do jovem ao adulto. São Paulo. Summus, 2002.
SOUZA, I. M. de. Causas da evasão nos cursos de graduação da Universidade
Federal de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração, Centro Sócio-econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.
ZACHARIAS, J. J. M. Quati - Questionário de Avaliação Tipológica (versão II): Manual. São Paulo. Vetor, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.