ANÁLISE DE PERFIL E DA AUTOEFICÁCIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Autores

  • LUCCAS SANTIN PADILHA universidade do oeste de santa catariana - UNOESC
  • Domingos Luiz Palma Uceff Faculdades
  • Eliane Salete Filippim Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a312

Palavras-chave:

IES, Evasão no ensino superior, Testes psicológicos,

Resumo

No ensino superior a situação da escolha profissional ainda é um dilema, pois o jovem, no processo de escolha profissional, sofre influências sociais e muitas vezes não tem clareza sobre suas possibilidades. Compreender os conceitos de autoeficácia na escolha profissional permite que entendamos uma variável psicológica, determinante à escolha profissional e como se pode melhorar o desenvolvimento dos estudantes do ensino superior por meio dela. O artigo relata os resultados de pesquisa realizada com estudantes dos cursos de engenharia mecânica e arquitetura e urbanismo, cujo objetivo foi identificar a autoeficácia na escolha da profissão em uma instituição de ensino superior privada do Oeste de Santa Catarina. Trata-se de uma análise em instituição de ensino superior privada, caracterizado como pesquisa quantitativa e descritiva. Foram ouvidos 40 estudantes ingressantes no segundo semestre de 2015, sendo 18 em arquitetura e urbanismo e 22 de engenharia mecânica. Os sujeitos desta pesquisa foram escolhidos por critérios de conveniência e acessibilidade. Quanto às ferramentas de coleta de dados, foram utilizados dois testes psicométricos a Escala de Autoeficácia para a Escolha Profissional - EAE-EP e o Questionário de Avaliação Tipológica – QUATI. A análise e interpretação dos dados, ocorreu de acordo com o manual de interpretação de cada teste, de forma estatística. Por meio deste estudo foi possível identificar as variáveis relacionadas à autoeficácia e ao perfil do aluno ingressante, tratando a evasão na forma de prevenção, buscando analisar cada estudante, caracterizando suas dificuldades e prevenindo futuras evasões durante o processo de desenvolvimento acadêmico, por meio de ferramentas da área da psicologia. Em paralelo, o estudo contribui para a área da educação, administração e da psicologia.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

LUCCAS SANTIN PADILHA, universidade do oeste de santa catariana - UNOESC

Mestrando em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2016). Especialista em Gestão estratégica de pessoas pela Uceff Faculdades (2016) e graduado em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2015). Atualmente é articulador de graduação da Faculdade Empresarial de Chapecó, e realiza palestras na área de orientação profissional, mercado de trabalho e desenvolvimento de carreira. Atua também em atendimento clinico com terapia familiar sistêmica. Tem experiência na área de Psicologia, desenvolve atividades na área de liderança, gestão de pessoas e imigração.

Referências

AMBIEL, Rodolfo A. M.; NORONHA, Ana Paula Porto. Autoeficácia para escolha profissional: teoria, pesquisas e avaliação. Psicologia em Pesquisa, v. 6, n. 2, p.171-178, 31 dez. 2012. Zeppelini Editorial e Comunicação. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5327/z1982-12472012000200010, acesso em Jan/2016.

AMBIEL, Rodolfo A. M. Escala de Autoeficácia para a escolha profissional (EAE-EP): manual técnico. 2.ed. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2014.

ARZENO. M. E. G. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre. Artes Médicas, 1995.

BANDURA, A. Social cognitive theory. Greenwich. CT: JAI Press, 1989.

BANDURA, A., AZZI, R. G., & POLYDORO, S. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre. Artmed, 2008.

BORDAS, M. C. Diplomação, retenção e evasão nas universidades públicas brasileiras. In: FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Florianópolis. Anais. UFSC, 1996.

BRAGA, M. M.; PEIXOTO, M. do C. L.; BOGUTCHI; T. F. A evasão no ensino superior brasileiro: o caso de UFMG. Avaliação: Revista de rede de avaliação institucional da educação superior. Campinas, v. 8, n. 3, p. 161-189, 2003.

CHEN, G., GULLY, S. M., & EDEN, D General self-efficacy and self-esteem are distinguishable constructs. Paper presented at the 60th Annual Meeting of the Academy of Management. Toronto, 2001.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo.

Cortez, 2001.

COSTA, A. L. da. Evasão dos cursos de graduação da UFRGS em 1985, 1986 e 1987. Porto Alegre. UFRGS, 1991.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAIR, Joseph F. et al. Método de Pesquisa em Administração. Porto Alegre. Bookman, 2003.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo. Atlas, 2007.

LEVIN, J. Estatística aplicada a ciências humanas. São Paulo. Harbra, 1985.

LOBO, M. B. de C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. ABMES Cadernos. Brasília, 2012.

MEC. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Avaliação: Revista de rede de avaliação institucional da educação superior. Campinas, 1996.

PAJARES, F. Overview of social cognitive theory and of self-efficacy, 2002. Disponível em: http://www.emory.edu/EDUCATION/mfp/eff.html. Acesso em: Jan/2016

RAPPAPORT, Clara Regina. Escolhendo a profissão. São Paulo. Ática, 1998.

SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa. São Paulo, 2007.

SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha profissional: do jovem ao adulto. São Paulo. Summus, 2002.

SOUZA, I. M. de. Causas da evasão nos cursos de graduação da Universidade

Federal de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração, Centro Sócio-econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.

ZACHARIAS, J. J. M. Quati - Questionário de Avaliação Tipológica (versão II): Manual. São Paulo. Vetor, 2003.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

SANTIN PADILHA, L., Palma, D. L., & Filippim, E. S. (2016). ANÁLISE DE PERFIL E DA AUTOEFICÁCIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA. Revista Ciências Humanas, 9(2), 59-73. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n2.a312