Avaliação como instrumento de gestão na busca pela qualidade educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a257

Palavras-chave:

Avaliação, Qualidade Educacional, Qualidade de Ensino, Gestão Escolar

Resumo

O texto aborda a relação da avaliação com a qualidade educacional e destaca este entendimento como um saber essencial para o processo de trabalho docente e de gestão educacional como um todo. Frente às dificuldades históricas provenientes do crescimento da educação brasileira, através de uma revisão de literatura, as autoras propõem uma discussão sobre a avaliação, a qual deve ser realizada em diferentes níveis (micro, médio e macro). Além disso, propõem que seja utilizada como instrumento diagnóstico e formativo no acompanhamento do desenvolvimento da educação, rumo à sua qualidade educacional. Os resultados desta pesquisa, mesmo ainda em construção, já demonstram que é necessário desenvolver uma articulação entre tais níveis de avaliação e, esta aprendizagem repercute nos processos de qualificação das formas de participação docente no projeto da escola e, na busca pela melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Bafini, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestranda pela Universidade de Taubaté na linha de Formação Docente, possui Pós Graduação em Educação, pela Rede Pitágoras (2009), e Gestão Escolar, pela Universidade Cruzeiro do Sul (2006). É graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba (2001) com extensão universitária pela PUC-SP (2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica e Administração de Unidades Educativas. Atua junto à UNESCO através do PEA-SP - Programa das Escolas Associadas à UNESCO - Regional de São Paulo como representante do Grupo Weducation.

Maria Teresa Ribeiro, Universidade de Taubaté - UNITAU

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental, escola pública, formação de professores, educação continuada, desenvolvimento da criança e metodologia do ensino da Matemática.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Bafini, C., & Ribeiro, M. T. (2015). Avaliação como instrumento de gestão na busca pela qualidade educacional. Revista Ciências Humanas, 8(1), 30-37. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a257