Pensamento autônomo e ensino de filosofia: uma reflexão a partir de Schopenhauer

Autores

  • Vilmar Debona PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2009.v2.n2.a217

Resumo

O texto versa sobre o tema do pensador autônomo, Selbstdenker, e sobre o ensino da filosofia sob a ótica do pensamento de Schopenhauer. Uma das questões analisadas é a da possibilidade de se pensar ou fazer filosofia autonomamente. Com isso, no entanto, depara-se com outra problemática concernente à história da filosofia: é possível conservar um grau de independência em relação à tradição quando se objetiva um pensamento autônomo? Aos olhos de Schopenhauer, se a história da filosofia fosse considerada como essencial, seria impossível não rejeitar à condição de se pensar a partir de problemáticas próprias. No entanto, o próprio pensador escreve seus Fragmentos sobre a história da filosofia e indica uma saída: a história pode ser considerada somente na medida em que se percebe nela uma afinidade com outra teoria que, por sua vez, deve ser autônoma.

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Biografia do Autor

Vilmar Debona, PUCPR

Doutorando em Filosofia pela USP, Mestre e Graduado em Filosofia pela PUCPR e professor do Departamento de Graduação em Filosofia da PUCPR.

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Publicado

2009-08-19

Como Citar

Debona, V. (2009). Pensamento autônomo e ensino de filosofia: uma reflexão a partir de Schopenhauer. Revista Ciências Humanas, 2(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2009.v2.n2.a217