Um Olhar Psicopedagógico aos Fatores que Dificultam a Aprendizagem dos Estudantes da Escola Superior Pedagógica do Bengo
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n2.a1059Palavras-chave:
Dificuldades de Aprendizagem, Ensino Superior, Estudante universitário.Resumo
O presente artigo, resultante de um estudo realizado durante o 1.º semestre do ano académico 2022-2023, visa identificar os fatores que dificultam a aprendizagem dos estudantes da Escola Superior Pedagógica do Bengo. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório, pressupondo que os resultados obtidos com esta pesquisa não são generalizáveis. A pesquisa enquadra-se no modelo qualitativo, tendo na base opinião de sujeitos que agem em determinado contexto, influenciados por condicionantes sociais, econômicas, políticas e culturais e como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada, a qual possibilitou fazer adequações ao longo de sua aplicação sempre que necessário. Com efeito, os dados obtidos por meio de gravações foram transcritos manualmente e codificados frase por frase, gerando um total de 233 códigos agrupados em 4 categorias de análise. Em termos de participantes, um número de 36 estudantes constitui a amostra do estudo, representando os cursos que são ministrados naquela instituição de ensino, quais sejam: Ensino da Psicologia, Ensino da Pedagogia, Ensino da Língua Portuguesa, Ensino da História, Ensino da Matemática e Ensino da Informática. Consequentemente, os resultados revelam que diversos fatores dificultam a aprendizagem desses estudantes, com maior incidência nas relações interpessoais entre professores e alunos, sem descartar os fatores pedagógicos, socioeconômicos e fatores pessoais. Em decorrência disso, a conceção de projeto ou ações psicopedagógicas voltadas aos intervenientes da instituição, com maior realce aos professores e estudantes, ajudaria a mitigar consideravelmente os problemas identificados e a promover vias mais adequadas no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, tendo em conta as caraterísticas dos estudantes e os desafios que enfrentam no seu dia-a-dia. Contudo, não é pretensão da presente pesquisa encerrar essa temática tão delicada, porém espera estimular o desenvolvimento de outras pesquisas, sobretudo do âmbito experimental e de natureza estatística, a fim de aprofundar a exploração de situações latentes que atentam a qualidade do processo de ensino-aprendizagem no seio da Escola Superior Pedagógica do Bengo.
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