Promoção da Saúde em Cursos Universitários de Arquitetura e Urbanismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n2.a1029Palavras-chave:
Arquitetura sustentável, Currículos de Arquitetura e Urbanismo, Práticas de Ensino, Qualidade de vida, Qualidade de ensinoResumo
Ao se falar em promoção da saúde e qualidade de vida envolve-se vários segmentos sociais e profissões, a Arquitetura e Urbanismo é uma delas, pois sem a adequada utilização dos espaços, promover saúde se torna mais difícil. O objetivo principal deste estudo é analisar a relação entre Arquitetura, promoção da saúde e qualidade de vida em cursos universitários, no Brasil, com base em suas matrizes curriculares e ementas. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, utilizando-se bases de dados online. Também foi feita a análise documental em ementas e matrizes curriculares de Cursos de Graduação de Arquitetura e Urbanismo em algumas universidades pelo Brasil, por meio da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo das instituições elencadas neste estudo. Os documentos foram adquiridos online e/ou por meio dos canais de comunicação das instituições. Os resultados sinalizam que, embora se mencione muito sobre qualidade de vida e promoção da saúde dentro dos Projetos Pedagógicos dos cursos, grande parte não traz os termos “Promoção da Saúde” e “Qualidade de vida” em suas matrizes curriculares e ementas, sugerindo que esses temas pouco são abordados nas práticas das instituições.
Metrics
Referências
Allen, J.G., Macomber, J.D. (2020). Healthy Buildings: how indoor spaces drive performance and productivity. USA: Harvard University Press.
Ayres, J.R.C.M., França Júnior, I., Calazans, G. J., Saletti Filho, H.C. (2003). O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: Czeresnia, D., Freitas, C. M. (orgs.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro, FIOCRUZ, 2009.
Benevolo, L. (2017). A Arquitetura no Novo Milênio. 5 ed. São Paulo: Estação Liberdade.
Brasil. (2014). Portaria Nº 2.446, De 11 De Novembro De 2014. Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Recuperado de: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt2446_11_11_2014.html#:~:text=aos%20determinantes%20sociais.-,Art.,%2C%20pol%C3%ADticos%2C%20culturais%20e%20ambientais. Acesso em: 10-02-2021.
Capra, F., Luisi, P. L. (2014). A visão sistêmica da vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. Tradução de Mayra Teruya Eichemberg e Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix.
Centro Universitário Católico do Tocantins - UNICATÓLICA. (2018). Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Recuperado de: https://to.catolica.edu.br/portal/wp-content/uploads/2018/12/ppc-arquitetura-e-urbanismo.pdf Acesso em: 10-02-2021.
Centro Universitário de Sinop – UNIFASIPE. (2007). Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Recuperado de: https://www.fasipe.com.br/upload/mod_cursos/5/5cbdadba51e8a.pdf Acesso em: 10-02-2021.
Conselho de Arquitetura do Brasil - CAU. (2019). CAU/BR decide recusar registro profissional a alunos formados em cursos EaD. Recuperado de: https://www.caubr.gov.br/cau-br-decide-recusar-registro-profissional-a-alunos-formados-em-cursos-ead/ Acesso em: 10-02-2021.
Domingos, B.E.M. (2014). Métodos para o conforto térmico e acústico em habitações de contêineres. [Monografia Curso de Pós-Graduação em Projeto Arquitetônico: Composição e Tecnologia do Espaço Construído, Universidade Estadual de Londrina, Londrina]. Recuperado de: http://docslide.com.br/documents/metodos-para-o-conforto-termico-e-acustico-em-habitacoes-de-conteineres.html Acesso em: 10-02-2021.
Faculdade Metropolitana da Amazônia – FAMAZ. (2017). Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Recuperado de: http://www.famaz.edu.br/portal/wp-content/uploads/2017/11/PPC-Arquitetura-e-Urbanismo.pdf Acesso em: 10-02-2021.
Frauches, C. (2011). Atividades complementares: um espaço curricular inovador. Educação Superior Comentada - políticas, diretrizes, legislação e normas do ensino superior. ABEMES, 1(15).
Freire, P. (1980). Conscientização: Teria e prática da libertação ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro.
Gonçalves, N.G. (2015). Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva [online]. Recuperado de: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1229. Acesso em: 20-10-2023.
Guimarães, M. (2015). Precisamos evoluir nossa compreensão de acessibilidade. 2 ed. Editora EBC. Brasil.
Instituto Federal do Mato Grosso do sul – IFMS. (2017). Projeto pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Recuperado de: https://ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/projetos-pedagogicos/projetos-pedagogicos-dos-cursos-de-graduacao/projeto-pedagogico-do-curso-superior-de-arquitetura-e-urbanismo-campus-jardim.pdf Acesso em: 10-02-2021.
Instituto Federal do Paraná – IFPR (2017). Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Recuperado de: https://umuarama.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2018/08/PPC-ARQUITETURA-E-URBANISMO-APROVADO-PELA-PROENS.compressed.pdf Acesso em: 10-02-2021.
Kauark, F.; Manhães, F.C.; Medeiros, C. H. (2010). Metodologia de pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litteratum.
Kessler, M.; Elaine, T.; Duro, S.M.S.; Tomasi, E.; Vinholes. F.C.S.; Silveira, D.S.; Nunes, B. P.; Volz, P.M.; Santos, A.A.; França. S.M; Piccinini, T.; Facchini, L.A. (2018). Ações educativas e de promoção da saúde em equipes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Epidemiol. Serv. Saúde 27(2): 12. Recuperado de: https://scielosp.org/article/ress/2018.v27n2/e2017389/ Acesso em: 10-02-2021.
Machado, F.B., Maia, L.P. (2014). Arquitetura de sistemas operacionais. Rio de Janeiro: LTC.
Macnaughton, P.; Satish, U.; Laurent, J.G.; Flanigan, S.; Vallarino, J.; Coull, J.; Spengler, J. G.; Allen, J.G. (2017). Environment on how green buildings positively affect health, cognitive function. The impact of green buildings certified on cognitive function and health. Building and Environment, 114:178-186. Recuperado de: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360132316304723 Acesso em: 10-02-2021.
Narvai, P. C., Pedro, P. F. S. (2018) Práticas de saúde pública. In: Saúde pública: bases conceituais. São Paulo: Atheneu, p. 269-297.
Okanagan Charter (2015). An International Conference on Health Promoting Universities and Colleges. VII International Congress Kelowna, British Columbia, Canadá. Recuperado de: https://dx.doi.org/10.14288/1.0132754 Acesso em: 10-02-2021.
Organização das Nações Unidas no Brasil - ONU/Brasil (2017). Documentos temáticos- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1.2.3.5.9.14. Brasília.
Organização Mundial da Saúde - OMS. (2016). OPAS/OMS apoia governos no objetivo de fortalecer e promover a saúde mental da população. Recuperado de:
https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5263:opas-oms-apoia-governos-no-objetivo-de-fortalecer-e-promover-a-saude-mental-da-populacao&Itemid=839 Acesso em: 10-02-2021.
Panero, J.; Zelnik, M. (2015). Dimensionamento humano para espaços interiores. 1. ed. Barcelona: Gustavo GilL.
Salvatori, E. (2008). Arquitetura no Brasil: ensino e profissão. Arquitetura revista 4(2), 52-77.
Siqueira, C. (2016). Conforto Ambiental, Desafio para Arquitetos. São Paulo.
Tavares, M. F. L. (2016). A promoção da saúde no ensino profissional: desafios na Saúde e a necessidade de alcançar outros setores. Ciência & Saúde Coletiva 21(6), 1799-1808. Recuperado de: https://www.scielo.br/pdf/csc/v21n6/1413-8123-csc-21-06-1799.pdf Acesso em: 10-02-2021.
Teixeira, A.V. et al. (2005). A promoção da saúde nas diretrizes curriculares dos cursos de saúde e nos novos projetos pedagógicos. Congresso Nacional da Rede Unida, Belo Horizonte.
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTE. (2012). Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo Campus Unimonte. Recuperado de: https://aplicativos.unimonte.br/sistemas/diversos/documentacaoacademica/arquivos/10%20-%20Projetos%20Pedag%C3%B3gicos%20dos%20Cursos/PPC%20Arquitetura%20e%20Urbanismo%202018.pdf Acesso em: 10-02-2021.
Universidade Federal do Mato Grosso -UFMT. (2008). Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Recuperado de: https://sistemas.ufmt.br/ufmt.ppc/PlanoPedagogico/Download/317 Acesso em: 10-02-2021.
Universidade Federal da Paraíba – UFP. (2012). Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Recuperado de: http://www.ct.ufpb.br/ccau/contents/documentos/projeto-politico-pedagogico-ppc/novoppc2012.pdf Acesso em: 10-02-2021.
Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. (2015). Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Recuperado de: https://www.unifesp.br/campus/zonaleste/images/campus_zona_leste/documentos/Projeto_Pedagogico/PPP%20Cursos/PPPs_Cursos/PPC_ArquiteturaUrbanismo_AprovadoCG_Versao_102016.pdf Acesso em: 10-02-2021.
Universidade de Tiradentes -UNIT. (2018) Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Recuperado de: https://portal.unit.br/cursos/wp-content/uploads/sites/6/2014/08/PPC-ARQUITETURA-E-URBANISMO-2018.pdf Acesso em: 10-02-2021.
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVAL. (2009). Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Recuperado de: https://www.univali.br/graduacao/arquitetura-e-urbanismo-florianopolis/projeto-pedagogico/Documents/Si%CC%81ntese%20Projeto%20Pedago%CC%81gico%20-%20Arquitetura%20e%20Urbanismo%20Florian%C3%B3polis.pdf Acesso em: 10-02-2021.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. (2008). Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Recuperado de: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/curitiba/ct-arquitetura-e-urbanismo/documentos/documentos-do-curso-de-arquitetura-e-urbanismo/projeto-pedagogico-do-curso Acesso em: 10-02-2021.
Vasconcelos, R. T. B. (2004). Humanização de ambientes hospitalares: características arquitetônicas responsáveis pela integração interior/exterior. [Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis].
Voordt, T. J. M.; Wegen, H. B. R. (2013). Arquitetura sob o olhar do usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações. São Paulo: Oficina de Textos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ciências Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.