Promoção da Saúde em Cursos Universitários de Arquitetura e Urbanismo no Brasil

Autores

  • Roberta Mertz Rodrigues Universidade Cesumar
  • Jennifer Beatriz Uveda Universidade Cesumar
  • Regiane da Silva Macuch Universidade Cesumar https://orcid.org/0000-0002-2277-319X

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n2.a1029

Palavras-chave:

Arquitetura sustentável, Currículos de Arquitetura e Urbanismo, Práticas de Ensino, Qualidade de vida, Qualidade de ensino

Resumo

Ao se falar em promoção da saúde e qualidade de vida envolve-se vários segmentos sociais e profissões, a Arquitetura e Urbanismo é uma delas, pois sem a adequada utilização dos espaços, promover saúde se torna mais difícil. O objetivo principal deste estudo é analisar a relação entre Arquitetura, promoção da saúde e qualidade de vida em cursos universitários, no Brasil, com base em suas matrizes curriculares e ementas. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, utilizando-se bases de dados online. Também foi feita a análise documental em ementas e matrizes curriculares de Cursos de Graduação de Arquitetura e Urbanismo em algumas universidades pelo Brasil, por meio da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo das instituições elencadas neste estudo. Os documentos foram adquiridos online e/ou por meio dos canais de comunicação das instituições. Os resultados sinalizam que, embora se mencione muito sobre qualidade de vida e promoção da saúde dentro dos Projetos Pedagógicos dos cursos, grande parte não traz os termos “Promoção da Saúde” e “Qualidade de vida” em suas matrizes curriculares e ementas, sugerindo que esses temas pouco são abordados nas práticas das instituições.

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Biografia do Autor

Roberta Mertz Rodrigues, Universidade Cesumar

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá (2008) e mestrado em Tecnologias Limpas pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2016). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto, execução, projeto arquitetônico, fitorremediação e fitoindicador. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde pelo Centro de Ensino Superior de Maringá.

Jennifer Beatriz Uveda, Universidade Cesumar

Atualmente é coordenadora pedagógica e professora titular do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifasipe, arquiteta e proprietária do escritório "Vicenzza - Arquitetura e Urbanismo". Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de SINOP (2018) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013). Mestre em Promoção da Saúde, pela UNICESUMAR. (2021).

Regiane da Silva Macuch, Universidade Cesumar

Atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Promoção da Saúde e Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Gestão do Conhecimento nas Organizações e na Graduação em Psicologia na Universidade Cesumar. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia e Sociabilidade pela Unicesumar. Pesquisadora bolsista do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - Iceti.Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do colegiado e docente do curso de Psicologia (UNICESUMAR). Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal. Mestre em Engenharia de Produção, área de concentração Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Didata-Supervisora de Psicodrama pela Conttexto, Paraná, afiliada da Federação Brasileira de Psicodrama. Especialista em Psicodrama Socioeducacional pela Conttexto, Paraná, afiliada da Federação Brasileira de Psicodrama. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Os termos mais frequentes na contextualização da sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: promoção da saúde, gestão do conhecimento, psicologia da aprendizagem, envelhecimento, educação, ensino superior, formação e desempenho docente, aprendizagem colaborativa, mídia e conhecimento, psicossociologia, processos grupais psicodrama/sociodrama, sociometria.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

Mertz Rodrigues, R., Uveda, J. B., & da Silva Macuch, R. (2024). Promoção da Saúde em Cursos Universitários de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Revista Ciências Humanas, 17(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n2.a1029