ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL NO TERRITÓRIO ESCOLAR: CARTOGRAFIAS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a572Palavras-chave:
Educação, Relações de Gênero, Violência sexual infantil, Cartografia, Revisão sistemática,Resumo
Ao considerar o território escolar como lócus no qual e a partir do qual é possível traçar estratégias de enfrentamento à violência sexual infantil, o presente artigo realiza cartografia inicial de pesquisas que tematizem essa questão que se apresenta como um desafio para sociedade brasileira, e nos remetem ao quão cruciais são as discussões de gênero e sexualidade na educação e, consequentemente, na escola. Deste modo, a partir da perspectiva da equidade de gênero e das pedagogias feministas e, ao adotar o método cartográfico, o presente artigo resulta de levantamento bibliográfico nos portais de busca da CAPES e da BDTD, num recorte temporal de 2007-2018, acerca da temática do enfrentamento da violência sexual infantil, no contexto educacional brasileiro, com ênfase na revisão sistemática. Os principais resultados cartografados apontam que, no geral o tema tem sido pesquisador por distintas áreas, tendo ainda no campo educacional um número reduzido. Na Bahia encontramos apenas uma pesquisa nos programas de mestrado em educação. Raros também são os trabalhos produzidos nos demais estados da região Nordeste. A maioria é oriunda dos Programas das regiões Sul e Sudeste, haja vista a concentração da maioria dos Programas de Pós-Graduação do Brasil nestas regiões. A partir destas cartografias iniciais, o estudo ganha novos delineamentos, e se potencializa, apontando lacunas que ainda existem nas produções científicas que vem sendo produzidas nesta linha temática, especificamente no campo da educação.
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