PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO: mapas em aberto
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a571Palavras-chave:
Gênero. Educação infantil. Práticas pedagógicas. Revisão bibliográfica sistemática.Resumo
Este estudo é um recorte da cartografia de práticas pedagógicas em educação infantil sobre questões de gênero, em desenvolvimento em um curso de pós-graduação em educação numa universidade pública da Bahia. Caracteriza-se como uma pista para verificar como as práticas pedagógicas na educação infantil referente às questões de gênero estão sendo problematizadas em pesquisas de pós-graduação. O propósito é identificar os programas de pós-graduação, a localização geográfica dos mesmos, a frequência da produção por ano e descrever os achados das pesquisas que discutem a prática pedagógica referente às questões de gênero. Para tanto, foi realizado um levantamento de dissertações e teses no banco de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia considerando os descritores gênero, educação infantil, prática pedagógica, com recorte temporal de 2008-2018. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionadas 08 pesquisas para compor o corpus analisado. O resultado aponta que não houve variação considerável do quantitativo por ano das pesquisas localizadas. Porém, os trabalhos que discutem as práticas pedagógicas têm ganhado frequência desde 2014. A maioria dos estudos foi desenvolvida em instituições públicas e em programas de pós-graduação em Educação. 12% estão localizados nas regiões Centro-Oeste e Nordeste; e 75% no Sudeste. Foi verificado que as professoras/es sentem dificuldade em manejar situações mais explícitas sobre as relações sociais de gênero entre as crianças, e que as concepções sobre a temática e as práticas pedagógicas perpassam uma visão binária, essencialista e heteronormativa sobre as identidades sexuais e de gênero.
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