PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO: mapas em aberto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a571

Palavras-chave:

Gênero. Educação infantil. Práticas pedagógicas. Revisão bibliográfica sistemática.

Resumo

Este estudo é um recorte da cartografia de práticas pedagógicas em educação infantil sobre questões de gênero, em desenvolvimento em um curso de pós-graduação em educação numa universidade pública da Bahia. Caracteriza-se como uma pista para verificar como as práticas pedagógicas na educação infantil referente às questões de gênero estão sendo problematizadas em pesquisas de pós-graduação. O pr­­­­opósito é identificar os programas de pós-graduação, a localização geográfica dos mesmos, a frequência da produção por ano e descrever os achados das pesquisas que discutem a prática pedagógica referente às questões de gênero. Para tanto, foi realizado um levantamento de dissertações e teses no banco de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia considerando os descritores gênero, educação infantil, prática pedagógica, com recorte temporal de 2008-2018. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionadas 08 pesquisas para compor o corpus analisado. O resultado aponta que não houve variação considerável do quantitativo por ano das pesquisas localizadas. Porém, os trabalhos que discutem as práticas pedagógicas têm ganhado frequência desde 2014. A maioria dos estudos foi desenvolvida em instituições públicas e em programas de pós-graduação em Educação. 12% estão localizados nas regiões Centro-Oeste e Nordeste; e 75% no Sudeste. Foi verificado que as professoras/es sentem dificuldade em manejar situações mais explícitas sobre as relações sociais de gênero entre as crianças, e que as concepções sobre a temática e as práticas pedagógicas perpassam uma visão binária, essencialista e heteronormativa sobre as identidades sexuais e de gênero.

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Biografia do Autor

Graciele Mendes de Carvalho, Universidade Estadual da Bahia

Psicóloga (UNIT); Mestranda no programa de pós-graduação em Educação e Diversidade (UNEB). É especialista em Psicologia Educacional (UNIASSELVI) e em Educação e Direitos Humanos (UFBA); É pesquisadora do grupo de pesquisa FEL - Formação, Experiência e Linguagem (UNEB). Exerce atividades profissionais na área de Psicologia Escolar.

Zuleide Paiva da Silva, Universidade Estadual da Bahia

Professora assistente da Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Educação - Campus XIX, e professora titular do MPED- Mestrado Profissional em Educação e Diversidade. Formação interdisciplinar, com doutorado Multi- Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA, IFBA,UNEB, UEFS, SENAI-CIMATEC, LNCC), mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA), especialização em Arquivologia e Novas Tecnologias documentais (UNEB), graduação em Biblioteconomia e Documentação (UFBA) e em Licenciatura  em Letras (UNEB). É pesquisadora do grupo de pesquisa FEL - Formação, Experiência e Linguagem. Atualmente coordena  o DIADORIM - Centro de Estudos em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade. Desenvolve pesquisa e extensão no campo dos estudos feministas interseccionais com foco na formação docente e processos de produção e difusão do conhecimento. Desde 2010 atua na Liga Brasileira de Lésbicas estabelecendo pontes entre a academia e os movimentos sociais. 

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Carvalho, G. M. de, & Silva, Z. P. da. (2020). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO: mapas em aberto. Revista Ciências Humanas, 13(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a571