A TUTORIA ACADÊMICA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE FORMADORES, DA PUC-SP: um espaço de aprendizagem colaborativa e crítica
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo9Palavras-chave:
Tutoria acadêmica, Mestrado profissional em educação, Aprendizagem colaborativa e críticaResumo
Este trabalho propõe-se a analisar as contribuições de uma prática de tutoria acadêmica – desenvolvida em um programa de mestrado profissional em educação da cidade de São Paulo – para tutores e alunos tutorados que participaram dessa atividade no período de 2013 a 2016. Focaliza as interações entre os envolvidos e seus efeitos nos processos de aprendizagem que ocorrem na pós-graduação stricto sensu, especialmente para os alunos do referido programa. Os dados foram produzidos a partir de pesquisa bibliográfica e do uso de questionário, contendo questões abertas, a tutores e a alunos tutorados. O referencial teórico adotado fundamentou-se na perspectiva sócio-crítica da formação de professores e na psicologia sócio-histórica. Os resultados indicaram que a tutoria acadêmica se constituiu como um espaço de aprendizagem colaborativa e crítica para todos os participantes da pesquisa e que o mestrado profissional em educação, por sua natureza, tem contribuído positivamente não apenas para os tutorados, alunos do programa, mas também para os tutores, em sua maioria doutorandos de outros programas de pós-graduação em educação, da mesma instituição.Metrics
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