EDUCAÇÃO INTEGRAL: GESTÃO E SUBJETIVIDADE

Autores

  • Marisa Irene Siqueira Castanho Centro Universitário Fieo - UNIFIEO http://orcid.org/0000-0001-8353-6887
  • Silvana Gomes Mancini Centro Universitário Fieo - Unifieo - Osasco - SP

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n1.a280

Palavras-chave:

Educação. Políticas públicas. Jornada escolar ampliada. Subjetividade

Resumo

O objetivo da pesquisa foi o de investigar os sentidos e os significados acerca do Programa Mais Educação produzidos por coordenadoras a partir de suas experiências de gestão. Participaram da pesquisa sete coordenadoras do programa implantado em suas unidades escolares, em um município paulista no período 2011 - 2013. Um questionário com dados pessoais, acadêmicos e profissionais permitiu traçar um perfil do grupo e as respostas a questões específicas do tema abordado possibilitaram selecionar três delas para entrevistas individuais. Os pressupostos da psicologia histórico-cultural fundamentaram o processo construtivo-interpretativo da análise. As expressões destacadas dos conteúdos dos questionários e entrevistas, articuladas às condições contextuais deram origem a quatro núcleos de significação, dentre os quais se destacam: as experiências pessoais como base de suas práticas e da identificação com o ser educadora; a valoração assistencialista da educação; o desconhecimento das diretrizes de implantação do programa; a pouca articulação das ações desenvolvidas no programa com o currículo formal; o baixo nível de mobilização e envolvimento dos pais nas propostas. A despeito das dificuldades, as coordenadoras se mantêm na função e ressaltam o valor de coordenar o programa pelo vínculo afetivo com as crianças como principal gratificação.

Metrics

PDF views
243
Jul 01 '16Jul 04 '16Jul 07 '16Jul 10 '16Jul 13 '16Jul 16 '16Jul 19 '16Jul 22 '16Jul 25 '16Jul 28 '164.0
| |

Biografia do Autor

Marisa Irene Siqueira Castanho, Centro Universitário Fieo - UNIFIEO

Doutora em Psicologia Escolar e do Deenvolvimento Humano pelo IPUSP. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional do Centro Universitário Fieo - UNIFIEO

Silvana Gomes Mancini, Centro Universitário Fieo - Unifieo - Osasco - SP

Mestrado em Psicologia Educacional pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Centro Universitário Fieo – UniFIEO – Osasco – SP

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Siqueira Castanho, M. I., & Mancini, S. G. (2016). EDUCAÇÃO INTEGRAL: GESTÃO E SUBJETIVIDADE. Revista Ciências Humanas, 9(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2016.v9.n1.a280

Edição

Seção

Artigo Original