MARKETING CULTURAL E A LEI DE INCENTIVO À CULTURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Resumo
Marketing é o compromisso da empresa com o conceito consagrado pelo tempo na teoria econômica e conhecido como a soberania do consumidor. Um de seus eixos, o marketing cultural é uma ferramenta de comunicação que utiliza recursos para projetar a imagem de uma empresa ou entidade, por meio de ações culturais. O marketing cultural ganhou fôlego novo no Brasil em 1986 com a aprovação da primeira Lei de Incentivo Fiscal à Cultura. A partir desse momento, novas leis dessanatureza foram aparecendo e se modificando e logo as empresas enxergaram oportunidades mais visíveis de se investir na cultura. Em São José dos Campos, a Lei de Incentivo Fiscal (LIF) foi criada em 1999 e tem como principal objetivo viabilizar empreendimentos da área cultural por meio do comprometimento da prefeitura municipal, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e de empresas incentivadoras que optem por investir suas contribuições fiscais em projetos culturais. Ela ainda pretende estabelecer o envolvimento e investimento das empresas na área cultural, fomentar a produção cultural independente e promover o acesso da população a diversificados produtos culturais. O seguinte trabalho busca estabelecer, por meio de conceitos de marketing culturale das leis de incentivo fiscais de promoção da cultura, como a divulgação dos programas culturais do município de São José dos Campos ajuda na imagem favorável das empresas que participam do programa. A intenção é que este estudo seja estabelecido por meio de detalhamentos da Lei de Incentivo Fiscal, utilizando pesquisa bibliográfica atualizada e Estudo de Caso sobre o projeto “Circulação do Grupo Caixa de Histórias” com o patrocínio da empresa Vale Sul Shopping, de São José dos Campos e aprovado pela LIF joseense.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.