A ESCASSEZ DE BIBLIOGRAFIAS PARA ASSESSORIAS DE IMPRENSA NA ÁREA ESPORTIVA
Resumo
Assessorias de imprensa especializadas em esportes têm crescido vertiginosamente nos últimos anos. Esse número será ainda maior à realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil. Com o crescimento desse novo nicho de mercado, têm surgido novas oportunidades para os jornalistas nas assessorias, ao contrário da realidade das redações de televisão, rádio, jornais e revistas. Uma das causas desse crescimento é a propagação acelerada da internet, principalmente dos sites especializados e da evolução das mídias sociais. Em contrapartida à oferta de vagas no mercado, os assessores de imprensa esportivos possuem um grandedesafio: conquistar maior espaço nas mídias especializadas para as modalidades esportivas olímpicas e não olímpicas, brigando diariamente com um grande concorrente: o futebol. Porém, o profissional das assessorias especializadas em esportes está preparado para conquistar esse espaço? O mercado editorial daatualidade possui publicações especializadas para oferecer aos jornalistas o conteúdo necessário para desenvolver esse trabalho? Os iniciantes neste nicho de mercado conseguem adquirir conhecimento de assessoria de imprensa esportiva nabibliografia disponível hoje? Para responder essas e outras perguntas, este estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica sobre assessoria de imprensa e jornalismo esportivo, com objetivo principal de confirmar se existe demanda para novaspublicações sobre o tema. Através da pesquisa e baseado nos conceitos apresentados por estudiosos do assunto, esperamos ter, ao final deste trabalho, embasamento teórico e conteúdo necessário para sustentar a tese sobre a escassez de bibliografias para assessoria de imprensa na área esportiva.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.