Famílias: uma experiência de trabalho com grupo
Resumo
Este artigo aborda uma experiência de intervenção com grupos tendo como perspectiva o trabalho sócio educativo com famílias. Esta experiência foi construída ao longo da minha atuação com grupos de famílias em vulnerabilidade social, assessorias para equipes de profissionais (assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais) que possuem em sua prática a abordagem grupal e na docência ministrando a disciplina de Supervisão Acadêmica de Estágio.As políticas sociais brasileiras se apresentam hoje como mecanismos compensatórios de enfrentamento da pobreza embora a proposta seja deste enfrentamento. Neste contexto o assistente social sempre ocupou um lugar na execução das políticas sociais e hoje com os avanços da profissão tem construído e aperfeiçoado instrumentos técnico-operativos para uma atuação mais competente voltada para a conquista dos direitos e da cidadania da população.Neste sentido as diversas expressões da questão social apresentada ao assistente social vêm exigindo respostas concretas principalmente no que se refere à intervenção profissional.A proposta é apresentar uma estratégia de como trabalhar com famílias em grupo de forma global integrando a discussão de temas, a dinâmica interna do grupo e a individuação de seus membros e propor procedimentos de planejamento das ações com grupos.Abordo concepção de grupo, a família como participante ativa do grupo, as dificuldades dos profissionais na coordenação dos grupos, a importância da definição dos objetivos profissionais para o trabalho e as dimensões a serem trabalhadas no grupo e a sua operacionalização.Este trabalho se dirige aos assistentes sociais e profissionais que tem em sua atuação o trabalho com grupos.
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.