A CAPACIDADE PARA O TRABALHO E A SATISFAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Capacidade para o trabalho. Satisfação docente. Saúde do professorResumo
: O estudo pretendeu avaliar a capacidade para o trabalho e as suas implicações na saúde e na satisfação docente, numa amostra de 703 professores e educadores de jardins-de-infância e escolas do ensino básico, secundário e do ensino superior. A capacidade de trabalho foi avaliada pelo Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT). Na análise dos dados foi utilizado o SPSS, versão 12.0. Relativamente à classificação do ICTgeral, 3,3% da amostra apresentaram um ICT baixo, 28,7% um ICT moderado, 47,6% um ICT bom e 16,8% um ICT óptimo. Apresentam um Índice baixo e moderado de Capacidade para o Trabalho 32% dos inquiridos. Há diferenças significativas entre o género e o ICTgeral: os homens apresentam valores mais elevados (t=2,257; g.l= 685; p=,024). Homens e mulheres não diferem na Capacidade para o Trabalho relativa à robustez psíquica (t=727; g.l= 701; p=,467). Entre o tempo de serviço e o ÍCTgeral existem diferenças significativas: professores e educadores com menos 2 anos de tempo de serviço apresentam médias mais elevadas (ICT óptimo), comparativamente aos docentes com mais de 21 anos, que apresentam médias mais baixas (ICT baixo) (F=6,052; g.l= 4; p=,000). Entre a situação profissional e o ÍCTgeral os docentes contratados apresentam um ICT óptimo, comparativamente com os efectivos que revelam um ICT baixo (F=7,843; p=,000). Em síntese, o trabalho é para os sujeitos uma fonte de satisfação, mas para que o mesmo seja vivenciado em plenitude é necessário dotar os docentes de competências que promovam a sua capacidade para o trabalho e o seu bem-estar.Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.