Chamada para dossiê "Estudos sobre Comunicação política, democracia e sociedade de consumo"
Chamada para dossiê Revista Ciências Huamanas (e-ISSN 2179-1120)
Editora Chefe:Rachel Duarte Abdala
Editora Executiva:Angela Michele Suave
Título: Estudos sobre Comunicação política, democracia e sociedade de consumo.
Organizadores:
Dra. Angélica Mendieta Ramírez
Dr. José Luis Estrada Rodríguez
Breve apresentação da proposta:
Estudos sobre Comunicação Política, Democracia e Sociedade de Consumo
Os estudos sobre comunicação na América Latina mostram fortes mudanças no paradigma tradicional, pois, assim como os meios de comunicação de massa, a sociedade se transformou; especialmente em regimes democráticos caracterizados pela alternância eleitoral, inovação social e profundas permutações na sociedade de consumo, que abrem caminho para a abordagem multidisciplinar e transdisciplinar das ciências humanas e sociais.
As campanhas políticas também foram modificadas e, portanto, é necessário refletir sobre o alcance do discurso de ódio e o papel das emoções na tomada de decisões eleitorais e na democracia, em uma sociedade com mais informações e dados nas redes sociais.
Durante muitos anos, se acreditou que a mídia exercia sua influência principalmente sobre regimes autoritários. No entanto, observa-se agora que, mesmo em democracias consolidadas, ela também serve de suporte para determinados discursos. Além disso, novas manifestações comunicativas, como o populismo, as fake news e a pós-verdade, trouxeram elementos integradores da sociedade de consumo e do marketing.
Retornar a uma sociedade baseada na convivência, interação e participação coletiva exige a compreensão de como governos, organizações e instituições se comunicam para preservar o status quo. Por outro lado, é visível o crescimento da mídia alternativa, como rádios e televisões comunitárias, que busca se desvincular da hegemonia e controle das instituições.
Por isso, convidamos acadêmicos e pesquisadores a submeter artigos de pesquisa originais, estudos de caso e análises de políticas públicas, sob uma perspectiva multidisciplinar e transdisciplinar que abordem questões como:
- Como a comunicação foi transformada na teoria e na prática?
- Qual é a influência dos cidadãos que recebem discursos, mensagens e notícias da mídia tradicional?
- Como está avançando em uma democracia comunicativa, com informações abertas para quebrar o monopólio da sociedade de consumo?
Prazo de submissão: 30/05/2025
Data prevista para publicação: agosto de 2025
Critérios:
Os textos devem ser redigidos dentro dos requisitos do RCH, de acordo com as diretrizes indicadas no endereço: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/about/submissions
Os textos submetidos devem ser acompanhados de uma declaração do revisor.
Há a opção de publicar uma versão do texto em português, inglês, espanhol ou francês.