Demografia e criminalidade: um estudo baseado em métodos quantitativos aplicados a “crimes de rua”
Palabras clave:
Métodos quantitativos aplicados, Criminalidade, DemografiaResumen
Ao problematizar um possível relacionamento entre certa categoria de crimes de natureza violenta com variáveis demográficas da população de Uberlândia-MG, essa pesquisa teve por objetivo geral analisar como fatores relativos ao gênero e à idade da população daquela cidade poderiam caracterizar como possíveis determinantes das ocorrências relacionadas aos roubos consumados a transeuntes, ocorridos no ano de 2010. A partir da análise de regressão linear múltipla, pelo método stepwise, foi identificado que três faixas etárias e o gênero masculino caracterizaram-se como possíveis determinantes dos “crimes de rua” analisados nesse estudo. Além de comparar os resultados desse estudo com os resultados de estudos realizados em dois outros países da América Latina, entre outros achados, pôde-se inferir que a modelagem analítica identificada nessa pesquisa poderia ser utilizada como uma função preditiva daqueles crimes, se admitida uma margem de erro de 8,70%, para um intervalo de confiança de 95%.Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.