A perspectiva da interdisciplinaridade brasileira na efetivação do professor-pesquisador na educação básica
Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Professor-pesquisador, Ciência, EscolaResumen
Este artigo objetiva descrever a interdisciplinaridade como uma nova postura diante do saber, a qual emerge com o intuito de auxiliar a devolver a completude originária a todo conhecimento e resgatar a participação do docente básico na construção desse saber. Assim, define-se a escola como ambiente de conhecimento, reflexo da ciência e intermediária dessa com as pessoas. Como tal, a escola oferece todo aspecto positivo relacionado à propagação dos avanços teóricos e às inovadoras descobertas que transformam e beneficiam a vida humana; mas também expõe aspectos negativos, como a fragmentação do saber, representada pelas inúmeras disciplinas que compõem o currículo e quase sempre incomunicáveis entre si; ruptura que se estende ao separar aqueles que produzem conhecimento daqueles que unicamente o divulgam. Atualmente a escola básica se contenta com a ação passiva de assimilar e divulgar tais conhecimentos, deixando de lado sua contribuição com o novo. Conclui-se demonstrando como a atitude interdisciplinar pode alterar esse quadro, valorizando a visão particular do professor, elevando-a ao patamar científico, completando e ampliando os saberes existentes.Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.