MESTRADO PROFISSIONAL EM FOCO: DESTACANDO TRÊS PROGRAMAS EM MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a542Palabras clave:
Mestrado Profissional, Currículo, Produto EducacionalResumen
O presente artigo busca apresentar a estrutura de três programas de mestrado profissional na área de Educação e Educação Matemática em Minas Gerais. O objetivo é divulgar a organicidade dos programas, suas normas e disposições curriculares que promovem a formação de pesquisadores. Cada um dos programas tem possibilitado a certificação de professores, gestores e técnico-administrativos e habilitando-os a produzir pesquisa na área educacional com diversas temáticas e com a produção de produtos educacionais. Os dados apresentados foram construídos a partir dos regimentos, sites e normas de funcionamento dos programas de mestrado escolhidos.
Métricas
Citas
BRASIL. Mestrado profissional: o que é? Brasília, DF: Fundação CAPES, 2014. Disponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e>. Acesso em: 26 de Março de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Brasília, DF: CAPES, 2009. Disponível em: <http://migre.me/vvPqF>. Acesso em 27 de Março de 2019.
BRASIL. Documento de Área 2013. Brasília, DF: CAPES, 2013. Disponível em: <http://migre.me/vAw3N>. Acesso em: 23 de Março de 2019.
FISHER, T. Seduções e riscos: a experiência do mestrado profissional. Pensata - Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p. 119-123. 2003.
MELO, K. V. A.; OLIVEIRA, R. R. Origens e desenvolvimento institucional de um mestrado profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 105-123, 2005.
MOREIRA, M. A.; NARDI, R. O mestrado profissional na área de Ensino de Ciências e Matemática: alguns esclarecimentos. Revista Brasileira de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 3, 2009, p. 1-9.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.