REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO PARA O MENOR APRENDIZ
DOI:
https://doi.org/10.32813/rchv12n12019artigo3Palabras clave:
Representações Sociais, Trabalho, AprendizResumen
Este estudo trouxe como desígnio identificar as representações sociais trabalho para adolescentes trabalhadores. Tocante ao referencial teórico-metodológico da pesquisa, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1976), além de uma interlocução a temas subjacentes a adolescência e trabalho. Tratou-se de um estudo realizado por meio de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 20 (vinte) adolescentes trabalhadores participantes do Programa Aprendizagem, de uma instituição de ensino profissional, em um município do Vale do Paraíba Paulista. Foi utilizado como instrumento um roteiro semiestruturado com perguntas abertas, por meio do qual granjeou-se identificar as crenças, considerações, atitudes e valores dos sujeitos, atinentes ao objeto do estudo, o qual foi tratado com o uso do software Iramuteq. Os dados analisados de uma das classes de palavras denominada “Aprendiz” indicaram que os adolescentes representam a si próprios com conceitos complexos e multifacetados, mormente apresentando uma imagem pejorativa, ancorada na figura de Aprendiz como escravo.
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