APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

Autores/as

  • Nadielle A. Monteiro De M. Torres Universidade de São Paulo - USP
  • Sávia Cristina Vidal Universidade de São Paulo - USP
  • Tiago Cesar Fuzaro Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo8

Palabras clave:

Segurança dos Alimentos. ABP. Ensino e de Aprendizagem.

Resumen

Esse artigo relata uma experiência que foi aplicada em uma escola particular do interior do estado de São Paulo, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, sobre o desenvolvimento de um projeto intitulado “Segurança dos Alimentos”.  O qual foi desenvolvido por meio da metodologia ativa denominada Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O objetivo desse trabalho foi de promover um processo de ensino e de aprendizagem que relacione o conteúdo adquirido em sala de aula com a realidade vivida pelos alunos, além de desenvolver habilidades e competências, como a autonomia, o pensamento crítico e o trabalho em equipes. Para tal desenvolvimento, os alunos se dividiram em grupos e foram desafiados a pesquisar, visitar estabelecimentos comerciais de produção e venda de alimentos, realizar entrevistas e produzir um vídeo final sobre o tema. O projeto foi divido em três etapas, que se realizaram em um período de dois meses. A motivação e engajamento dos alunos durante a realização das atividades, foram fatores fundamentais na construção dos conteúdos de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências transversais.

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Biografía del autor/a

Nadielle A. Monteiro De M. Torres, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda em Projetos Educacionais de Ciências pela USP – EEL, Graduada em Ciências Biológicas, professora de ciências

Sávia Cristina Vidal, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda em Projetos Educacionais de Ciências pela USP – EEL, graduada em Matemática

Tiago Cesar Fuzaro, Universidade de São Paulo - USP

3Mestrando em Projetos Educacionais de Ciências pela USP – EEL. Graduado em Educação Física

Citas

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Publicado

2018-12-18

Cómo citar

Torres, N. A. M. D. M., Vidal, S. C., & Fuzaro, T. C. (2018). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS. Revista De Ciencias Humanas, 11(2). https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo8